Tuberculose

Centro Municipal de Saúde Antenor Nascentes realizou alerta à comunidade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Tuberculose é atualmente a maior causa de morte por doença infecciosa
em adultos. Ainda de acordo com a Organização, estima-se que 30% da população mundial esteja infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença, por isso é tão importante que as informações sobre os sintomas sejam amplamente divulgadas.

No último dia 22, o Centro Municipal de Saúde Antenor Nascentes, no Rio de Janeiro (Área de Planejamento 3.2), promoveu uma ação para abordar o assunto junto à comunidade. O evento reuniu profissionais do CMS e moradores da região de Lins de Vasconcelos que, juntos, realizaram uma roda de conversa cujo tema foi “Combate à Tuberculose no Antenor Nascentes – Uma Preocupação Nossa”.

 Segundo Carla Grajaú, Gerente do CMS, o objetivo da ação foi informar e sensibilizar a população sobre os primeiros indícios da Tuberculose, transmissão, diagnóstico e  tratamento. Na ocasião, os usuários que apresentaram algum sinal da doença foram imediatamente acolhidos e encaminhados para a realização dos exames necessários. 

Ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde como estas são realizadas constantemente nos Centros Municipais de Saúde e Clínicas de Saúde da Família administradas pela SPDM/PAIS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Acompanhe em nosso portal a programação das próximas e participe. 

 campanhaTuberculose

Equipe do CMS Antenor Nascentes em roda de conversa com usuários