Carnaval sem Dengue!

UBS Chácara Cruzeiro do Sul mobiliza a comunidade por meio de bloco de rua


Todo ano, durante o Verão, época com maior incidência de chuvas e altas temperaturas, o risco de contrair a Dengue é grande, já que as características deste período tornam propícia a eclosão de ovos do mosquito. Por este motivo, entre janeiro e maio, campanhas educativas e de prevenção são intensificadas em São Paulo e outras cidades do Brasil. 

 
imagem1    Sabendo desta necessidade, a UBS Chácara Cruzeiro do Sul, administrada pela SPDM/PAIS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, realizou, junto à Supervisão Técnica de Saúde Penha, o "Carnaval sem Dengue" no dia 1º de fevereiro de 2013. O evento contou com a participação da comunidade, que compareceu em peso e pôde aprender mais sobre a doença por meio de distribuição de panfletos educativos e outras atividades. 
 Para chamar a atenção de todos, marchinhas de carnaval foram entoadas pela Bateria Mirim da Escola de Samba Nenê da Vila Matilde, transformando a ação em um verdadeiro bloco de rua! As músicas tocadas foram versões que a própria equipe da Unidade fez, utilizando o tema do combate e prevenção à Dengue. Confira a paródia de “Mamãe eu Quero”:    imagem2
Mamãe eu quero, chorar, (Bis)

Mamãe eu quero, com a dengue acabar,

O que eu faço, (Bis)

Para o mosquito não me picar.

 

Calma filhinho do meu coração,

Limpe o vasinho, não deixe água não,

Cuidado minha gente, preste atenção,

O mosquito da dengue se espalha no verão.

 
Autora: Margareth Aparecida Alves de Souza, Agente de Promoção Ambiental da UBS Chácara Cruzeiro do Sul.
 
Para as crianças, a UBS organizou um teatro de fantoches, realizado por agentes de zoonoses da Prefeitura de São Paulo, que teve como objetivo orientar os pequenos a respeito dos principais sintomas e meios de prevenção da doença. Um agente fantasiado do mosquito da Dengue reforçou a ação.    imagem3
 

 O engajamento de toda a equipe refletiu diretamente na participação da comunidade, levando todos a refletirem sobre como podem contribuir com pequenas ações na própria residência, como:

- Manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

- Não deixar água de chuva acumulada sobre a laje;

- Encher de areia os pratinhos dos vasos de plantas;
                                                                                      

   imagem4
- Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo;

- Remover folhas, galhos, e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;

- Levar semanalmente por dentro com escovas e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

- Manter bem tampados tonéis e barris d’água;

- Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guardá-los sem água em local coberto e abrigados da chuva;

- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogar o lixo em terrenos baldios.

 

O evento também impactou idosos que, além de aprenderem mais sobre a Dengue, puderam relembrar a época em que era comum pular o carnaval em família nos blocos de rua. A abertura foi realizada por uma integrante de 70 anos do Grupo de Tai Chi Chuan, que participou com a elaboração e declamação de uma poesia sobre a prevenção da doença.

 

A ação foi realizada para envolver e alertar a comunidade, sem gerar qualquer interrupção no atendimento da UBS Chácara Cruzeiro do Sul e sem prejuízo às metas do CONAC(Conselho de Acompanhamento dos Convênios).