Violência contra a mulher

Tema foi abordado pelo Hora Certa Vila Prudente
 
 
V PRUD
 
Equipe fez decoração especial para celebrar o mês da mulher
 
 
O mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (08/03), foi marcado por uma série de ações realizadas pelo Hospital Dia Rede Hora Certa Vila Prudente, em São Paulo. A violência contra a mulher foi um dos tópicos abordados pela equipe, que orientou sobre os fluxos de atendimento do Núcleo de Prevenção à Violência (NPV). Trata-se de um serviço oferecido pelas unidades de saúde do SUS, voltado para a organização do atendimento de pessoas em situação de violência e para a promoção da cultura de paz.

Caso seja vítima de violência, a vítima pode procurar pela UBS mais próxima, que por sua vez dará andamento aos fluxos de acolhimento, orientações, registro do caso e encaminhamento aos órgãos competentes – tudo de forma sigilosa. 

O tema foi abordado por meio de duas sessões de roda de conversa, e todas as quartas-feiras de março foram realizadas orientações para conscientizar os usuários sobre os tipos existentes de violência contra a mulher (patrimonial, sexual, física, moral e violência psicológica), e a  divulgação de canais de denúncia: 180 (Central de Atendimento à Mulher), 0800-7734340 (Defensoria Pública) e o site www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Parte superior do formuláriotambém é possível receber atendimento pelo Telegram. Basta acessar o aplicativo, digitar na busca “DireitosHumanosBrasil” e mandar mensagem para a equipe da Central de Atendimento à Mulher.

 

Além disso, foram exibidos na Tv da recepção central vídeos educativos sobre o tema e disponibilizados materiais informativos impressos.

 

Música para os ouvidos

 

Para proporcionar momentos de descontração e relaxamento para usuárias e profissionais, o Hospital Dia organizou ainda uma sessão de apresentação musical ao vivo, que contou com voz e violão com a participação da Técnica de Enfermagem Stephane Luciano Emidio Teixeira e do Auxiliar Administrativo Carlos Herbert, respectivamente. As canções foram entoadas na sala de espera e a ação foi organizada de maneira a não interferir no atendimento da unidade.
 
VPRU02
 
Apresentação musical ao vivo na sala de espera
 
 
Para as profissionais

 

As integrantes da equipe também foram alcançadas pelas ações de homenagem ao público feminino, por meio da entrega de chocolate com uma frase desejando “BIS” de força, delicadeza e sabedoria já existentes em uma mulher. E as profissionais foram incentivadas pela campanha “Elogie outra mulher” a declararem qualidades e características que admiram umas nas outras.

 

“Essas ações incentivam os profissionais a fortalecer a comunicação entre a equipe e estimulam a promoção da transformação social. Mesmo em tempos de crise, pandemia e todas as dificuldades existentes, é importante a disseminação desse tipo de informação para os usuários e profissionais”, observa Maria Fernanda Mendes Tedesco, Gerente do HD.


O Hospital Dia Hora Certa Vila Prudente é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.