Dia Internacional da Mulher e o empoderamento das trabalhadoras

UBS Fazenda da Juta I promove ação Ayurvédica
 
 
Neste ano atípico, a UBS Fazenda da Juta I homenageou as funcionárias mulheres que durante a pandemia, vestiram a "máscara" e foram para as unidades de saúde, enfrentar a pandemia.

No Dia Internacional da Mulher, duas terapeutas ofereceram o seu tempo para aplicar a terapia Ayurveda, que consiste em uma terapia indiana milenar que utiliza técnicas de massagem individuais com óleos e pós-naturais, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras técnicas, como método de diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente.
 
 
massa
 
 
A iniciativa visou a promoção da saúde mental, a prevenção de doenças do corpo e da mente, especialmente neste caótico momento devido ao corona vírus.

Na medicina Ayurveda, ou Ayurvédica, acredita-se que há energias existentes no corpo, mente e meio que se vive, e, quando há um desequilíbrio energético, causados por problemas emocionais, trauma físico ou má alimentação, por exemplo, são acumuladas toxinas que dão origem às doenças.
 
Após receber a massagem com óleos essenciais, a profissional Fernanda Correia de Oliveira, Enfermeira da Unidade, relatou sua experiência: “O  uso dos óleos e os pós-naturais me fizeram, por alguns minutos, esquecer da loucura que estamos vivendo. No término da massagem, me senti com as energias renovadas e sem dúvidas estou menos ansiosa e agitada.” Pontuou Fernanda.
 
 
massaaaaaa
 
A orientadora Beatriz Lourenço de Paula, comentou a ação: “As funcionárias se entregarem no momento da meditação e de fato alcançarem o propósito, foi gratificante” concluiu a terapeuta.

A medicina Ayurveda é uma boa forma de complementar o tratamento de muitas condições de saúde, pois seus principais efeitos ao corpo são nutrição e hidratação da pele, aumento da resistência do sistema imunitário, aumento da força e relaxamento muscular, melhora da circulação sanguínea e linfática, de forma que são corrigidos os desequilíbrios energéticos, o que alivia e previne doenças como pressão alta, diabetes, dor crônica, alergia, ansiedade e depressão, por exemplo.

A medicina Ayurveda faz parte do grupo de terapias bioenergéticas, que utiliza técnicas como respiração, técnicas corporais, auto-conhecimento, alimentação e cura através das plantas e objetos da natureza, como pedras, para renovar a energia vital da pessoa.

As principais terapias são:

· Massagens: são feitas massagens e manobras corporais, com uso de óleos essenciais e pedras vulcânicas, escolhidos de acordo com a necessidade de cada pessoa, como forma de promover bem estar, relaxamento, flexibilidade e circulação sanguínea;

· Alimentação: é baseada em uma dieta que tem o intuito de harmonizar o corpo, com alimentos frescos e de fácil digestão, sendo orientado comer sem pressa, com concentração e alimentos apropriados para cada pessoa.

· Fitoterapia: os princípios ativos das plantas medicinais são utilizadas como tratamento de doenças e alterações, de acordo com a necessidade de cada pessoa, à base de raízes, sementes e plantas como cravo, canela, capim-limão, coentro, gengibre e açafrão, por exemplo.

A prática, inclui ainda, a realização de atividade física, meditação, yôga e uso terapêutico de pedras e minerais, considerando que o tratamento envolve sempre o lado físico e o emocional. No Brasil, a Ayurveda é orientada pelos terapeutas ayurvédicos especializados nessas técnicas indianas.