Tenda da vida

Unidades de Saúde divulgam sete passos para saúde mental

v santa

 

As Unidades Básicas de Saúde Vila Clara e Vila Santa Catarina se mobilizaram para comemorar o Janeiro Branco, movimento voltado para a promoção da saúde mental. Na primeira UBS, foi montado na entrada da Unidade um corredor divulgando sete passos para melhorar a saúde mental, convidando os usuários a adotarem novos hábitos.

Ação semelhante foi realizada na UBS Vila Santa Catarina, onde a equipe montou a “Tenda da Vida” para a recepção dos pacientes e divulgação das orientações voltadas para uma melhor qualidade de vida, com direito a acolhimento de Psicóloga da Equipe Multidisciplinar. 
 

v clara i   v clara ii

Corredor da saúde mental na UBS Vila Clara

Após receber todas as dicas, em ambas as Unidades foram distribuídas mudas de plantas produzidas pelo Projeto Plantando com Saúde, voltado para, durante o isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19, apoiar pacientes em sofrimento psíquico. 

mudas

Distribuição de mudas na UBS Vila Catarina 

 

Confira os sete passos divulgados durante as ações, e pratique você também:

- Pratique atividade física;

- Mantenha uma alimentação saudável;

- Tenha relacionamentos saudáveis;

- Cuide da qualidade do sono;

- Tenha momentos na natureza;

- Tenha momentos de reflexão e meditação;

- Controle o tempo de exposição a notícias ruins.
 

As UBS Vila Clara e Vila Santa Catarina são unidades da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde