Fevereiro Roxo - Mês de conscientização sobre Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus

 

lilas

Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e correto do Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus, foi criada a campanha Fevereiro Roxo. As doenças representadas pela iniciativa são nitidamente distintas, mas possuem em comum o fato de não haver cura.

A campanha tem como foco compartilhar informações sobre sintomas e tratamentos disponíveis, para proporcionar o máximo de bem-estar possível. Além disso, a ação alerta a população sobre a importância de procurar um médico especialista assim que surgirem os primeiros sintomas.
Embora sejam doenças diferentes, sua causa e o motivo pelo qual se iniciam é inconclusivo, e todas apresentam sintomas que debilitam o paciente em sua vida cotidiana.
O Ministério da Saúde lança esta iniciativa com o objetivo de educar a população para o diagnóstico precoce, já que as estatísticas mostram que quanto antes estas doenças forem detectadas, melhor a possibilidade de tratamento.
A área da  Psicologia entra no apoio ao sofrimento emocional que essas doenças causam tanto ao paciente quanto à sua rede de apoio. Doenças debilitantes, quer sejam neurológicas ou por imposição de dores musculares, causam sentimento de impotência, solidão e raiva.

Já na família, o despreparo para lidar com a situação pode piorar ainda mais o quadro, que já é muito debilitante. Logo, educação e acolhimento são as maiores ferramentas para o manejo dessas doenças, sem causa aparente.


Saiba mais sobre cada uma dessas doenças:

 

ALZHEIMER 

FIBROMIALGIA

LÚPUS