Amigo caneca

UBS Mooca I usa criatividade para reduzir uso de copos descartáveis
 
 
caneca
 
Enfermeira Ligiane Machado com a caneca que ganhou de seu amigo secreto
 
 
 
 
A equipe de Sustentabilidade da UBS Mooca I, em São Paulo, promoveu um Amigo Secreto diferente entre os profissionais da Unidade, com o objetivo de reduzir do uso de copos descartáveis.

Só no Brasil, são produzidas cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano, gerando uma grande quantidade de resíduos. Isso porque o potencial de reciclagem desse produto é baixo, já que o quilo do material pode ser vendido por até R$ 0,20, e são necessários mais de 400 copos de plástico descartáveis para somar apenas um quilo.*

Além disso, o material utilizado para a produção dos copos é proveniente do refinamento do petróleo, e sua fabricação provoca a emissão de CO2 e de outros gases responsáveis pelo desequilíbrio do efeito estufa.

Os profissionais da UBS foram orientados sobre estes fatos e então foram convidados a participar de um Amigo Caneca, em alusão a tradicional brincadeira do Amigo Secreto, geralmente realizada no final do ano. Como o nome diz, os presentes trocados entre os participantes foram canecas, como um incentivo a substituição do copo descartável.

“Como incentivo a utilizar a caneca/copo, houve orientações e a troca de canecas entre os profissionais, proporcionando o engajamento para a mudança de hábito, o que muitas vezes traz também o repensar de outras atitudes, inclusive profissionais, gerando um desenvolvimento pessoal rico para o coletivo”, afirma Ana Caroline Venancio, Analista Ambiental.
 
 
moc
 
 Analista Ambiental Ana Caroline Venancio fala sobre os prejuízos que o copo descartável causa ao meio-ambiente
 
 
 
Segundo a Auxiliar Administrativa Marli Montefusco, as informações passadas ensinaram muita coisa, e inclusive a fez aderir os novos costumes também em sua residência.

A UBS Mooca I é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.

 

* Fonte https://beegreen.eco.br/impacto-copo-plastico-descartavel/