Sustentabilidade em foco - em tempos de pandemia

PAVS SPDM-PAIS no combate à Covid-19

 

sustetabilidade

 

Autores: Cristiane Caramelo, Fabio Benzi, Giseli Ferreira, Katia Andrade, Melyna Spinola, Naysla Pimentel, Ricardo Oliveira, Vanessa Peterka, Natalia Araki, Rafael Quintino


Neste período de pandemia, estão acontecendo diversas atividades referente ao pilar Social da Sustentabilidade (conforme o Triple Bottom Line): cuidar de todo o capital humano envolvido direta e indiretamente com as atividades da SPDM/PAIS. Estas ações também estão de acordo com os nossos valores e a Política Ambiental Corporativa e Compromisso Ambiental.

Temos como exemplo as ações desenvolvidas pelos Gestores Ambientais e Agentes de Promoção Ambiental do PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis) SPDM/PAIS, junto com as equipes da Estratégia. Elas têm reforçado com as comunidades a importância dos bons hábitos de higiene tanto pessoal quanto dos ambientes, a importância do uso de máscaras de proteção e o distanciamento social. Além disso, através de parcerias importantes firmadas pelo Programa nos territórios, tem sido distribuído máscaras de tecido, kits de higiene e cestas básicas às famílias com necessidade.

Os profissionais da saúde das unidades também tiveram seus momentos de descontração e relaxamento em ações internas como o painel de bilhetes dos usuários com elogios, oficina e cartazes com orientações para meditação, frases motivacionais em locais estratégicos, oficinas de plantas medicinais calmantes, aromaterapia, hortaterapia, dentre outras desenvolvidas pelo PAVS.

O PAVS, presente somente nas Unidades Básicas de Saúde com Estratégia Saúde da Família, exerce papel fundamental na promoção de saúde nos territórios vulneráveis do Município de São Paulo.

“E se pra cuidar um do outro / Hoje estamos longe de todos / Pra amanhã nos vermos de novo (...) / Vai passar / Tudo vai passar / E logo a gente voltar a se abraçar”. (Música: “Vai passar” - Di Ferrero)