Setembro verde pela inclusão social

No mês de Setembro é comemorado o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

 

v01

 

No mês de Setembro é comemorado o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
O que é isso? É incluir em nossa sociedade as pessoas com deficiência com uma série de ações durante o mês de setembro.


É um movimento de conscientização para ajudar a pessoa com deficiência a superar a barreira social.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social. Em seguida, a data foi oficializada no Brasil pela Lei Nº 11.133/2005, em 14 de Julho, pelo então vice-presidente José Alencar Gomes da Silva.

A cor não é por acaso, mas por um significado especial: o verde dá esperança de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência.

A data foi escolhida também para coincidir com o Dia da Árvore que ocorre no mês de Setembro, representando, portanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições.


E, também, por sua proximidade com a primavera, o que nos remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

Nós da SPDM-PAIS sabemos da importância de uma sociedade mais justa e inclusiva com todos, e para alcançar esse objetivo possuímos o Comitê de Diversidades.

Cremilda de Jesus Silva, selecionadora da área de Recrutamento e Seleção enfatiza a importância do Setembro Verde: “Podemos considerar que o Comitê de Diversidades tem por objetivo promover as ações voltadas para impulsionar as estratégias da área de Diversidades, visando alcançar os desafios de apoio aos empregados no dia-a-dia de trabalho, realizar a análise de estrutura, a acessibilidade nas Unidades e a ambientação com os colegas. Ações voltadas para a sensibilização nos diversos setores, valorizando as diferenças, incentivando a inclusão social e ainda apoiando as Unidades nas possíveis dificuldades que possam encontrar.”