Treinamento de parada cardiorrespiratória em Porto Alegre

Profissionais realizaram curso rápido na UPA BOM JESUS

 

As complicações cardiovasculares foram responsáveis por mais de 362 mil óbitos no ano de 2019, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). O órgão também estima que, por dia, ocorram mais de 700 casos no Brasil. A parada cardiorrespiratória é um evento grave que pode levar à morte e caracteriza-se pela interrupção do funcionamento do coração e da respiração.

Pensando em aprimorar os conhecimentos dos profissionais, a Unidade de Pronto Atendimento Bom Jesus, em Porto Alegre, vem realizando treinamentos em Parada Cardiorrespiratória para melhorar o atendimento aos pacientes e qualificar os funcionários durante e após a Pandemia de Coronavírus.

O Coordenador Médico, Alexandre Bublitz conta os resultados do curso: “Esse treinamento, além de capacitar nossos profissionais, resultou na criação e implementação de um time de resposta rápida. O processo interdisciplinar de educação continuada é fundamental para o avanço da qualidade do serviço e do nosso sistema de saúde. Foi com o intuito de melhorar a organização dos profissionais durante uma parada. Trabalhando um pouco sobre as diferentes funções e sobretudo sobre a comunicação entre a equipe durante uma PCR.”

pcr

 

Ministrado pelo Coordenador Médico Alexandre Bublitz e o Coordenador de Enfermagem Alex Quadros, o curso ocorreu dia 23 de julho, com duração de uma hora, na própria unidade.

O Coordenador de Enfermagem da UPA Bom Jesus, Alex Quadro informa que a unidade tem em uma de suas metas assistenciais a qualificação dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A coordenação de enfermagem e médica da UPA organizou um roteiro de treinamentos  para qualificar as equipes no atendimento de PCR  em tempos de pandemia.

A primeira rodada de treinamentos buscou trabalhar a comunicação em alça fechada, organização da equipe e as principais diretrizes preconizadas na reanimação. No mês de Agosto e Setembro será efetivado o TIME de Resposta Rápida que atuará de forma dinâmica e qualificada no manejo da reanimação cardiorrespiratória, sem duvida alguma melhorando a assistência prestada a todos os usuários da UPA.

Neste treinamento, a equipe médica juntamente com uma equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem, trabalharam conceitos de dinâmicas em grupo, comunicação em alça fechada e organização de equipe durante momentos de estresse. 

mascara

A Coordenadora Administrativa da UPA Bom Jesus, Aline Vargas conta a intenção da ação: Além de promovermos na unidade a educação continuada para capacitar os profissionais de saúde, motivamos os colaboradores a interagirem com os colegas de trabalho e a trabalharem em equipe. Agradeço o empenho dos coordenadores da UPA BOM JESUS pela organização desse evento."

A UPA BOM JESUS é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde