Para alertar a população

UBS Heliópolis realiza orientações sobre COVID-19 nas ruas

 

para alertar

 Orientações na comunidade
 

Mesmo diante da flexibilização da quarentena, as medidas de prevenção ao Coronavírus devem ser mantidas, uma vez que o combate à pandemia ainda não acabou. Para alertar a população a continuar utilizando máscara de proteção, lavando as mãos com água e sabão, utilizando álcool em gel e evitando a aglomeração de pessoas, a UBS Heliópolis foi às ruas.

A equipe realizou orientações na comunidade que fica no entorno da Unidade, e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas II Heliópolis, que fica no mesmo terreno da Unidade Básica.

Durante as visitas domiciliares, o agente comunitário de saúde que faz a cobertura neste território, observou um aumento da população nos bares e pequeno comércio local, assim foi discutido em equipe e solicitado  o auxilio do CAPS AD III HELIOPOLIS para iniciar  a abordagem de sensibilização com os moradores.

As profissionais alertaram sobre as medidas de prevenção e ressaltaram que, em caso do surgimento de sintomas como febre, tosse seca e cansaço (os mais comuns nos casos de COVID-19), a UBS deve ser procurada. E, no caso de dificuldade para respirar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento (sintomas graves), o usuário deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

A Agente de promoção ambiental (APA) Ariadne conta sobre as abordagens à população: “A  equipe foi recebida com boa receptividade e escuta, porém com dificuldades por parte das pessoas no comprometimento em respeitar as medidas preventivas no combate ao COVID-19, mesmo assim, manteremos as atividades de conscientização e orientações em saúde.

A entrega de máscaras de proteção e de um kit com informativos sobre COVID-19 e com um gel higienizador de mãos complementou a iniciativa. 

 

kit caps
 
 
Kit entregue durante ação na comunidade e no CAPS

 

A UBS Heliópolis é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde