Brigada pela vida

AMA/UBS Jd. Grimaldi participa de iniciativa entre sociedade civil e Unidades de Saúde do SUS

 

brigada

 

A pandemia de COVID-19 tem impactado a rotina de toda a população no Brasil e no mundo e, apesar de o isolamento social estar sendo, gradativamente, reduzido, às medidas de prevenção devem continuar.

Em Sapopemba – região com o maior coeficiente de mortalidade pelo Coronavírus, a sociedade civil e as Unidades Básicas de Saúde do entorno se reuniram em núcleos regionais para, juntos, pensarem em ações que reforcem aos usuários a importância de continuar combatendo a proliferação da doença.

O avanço da Pandemia está tornando o Brasil como novo epicentro da doença. Na cidade de São Paulo, dados de 25 de maio mostram que a Zona Leste registrou 2.468 óbitos e, infelizmente, Sapopemba registra o maior coeficiente de mortalidade por COVID-19. É nesse contexto de propagação desta doença que surge a “Brigada pela Vida – Sapopemba”.

lenha

 
No mês de maio houve um encontro virtual para o lançamento do Projeto com agentes públicos, militantes da saúde, dos direitos da criança e adolescente, educadores e artistas das causas feministas e LGBT. O nome “Brigada pela Vida” foi inspirado na Brigada Emergencial de Saúde dos estados nordestinos, e vem para discutirmos ações contra o COVID-19.

Fabíola, gerente da UBS/AMA Grimaldi conta mais sobre a iniciativa: “Núcleos regionais estão sendo formados para atuar nas mais diversas áreas, seja com políticas públicas existentes ou com ações inovadoras nas áreas mais vulneráveis. Existe uma Comissão com profissionais das diversas categorias e Secretarias para organizar ações no território de Sapopemba e esta comissão conta conosco, profissionais da Saúde, para sensibilizar a população quanto à importância do distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.”

Entre as ações realizadas pelos núcleos, está a conscientização nas ruas, para alcançar a população que, por algum motivo, precisa sair de casa durante a quarentena. 


mascaraaaaa

Para chamar a atenção de quem circulava pela região, as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território de Sapopemba (AMA/UBS Jardim Grimaldi e AMA/UBS Elba, UBS Jardim Sinhá, Mascarenhas de Morais, Iaçapé, Vila Renato, Iguaçu, Juta I e Juta II, Reunidas I, ProMorar, Madalena, Pastoral, Jardim dos Eucaliptos, Teotônio Vilela, Sapopemba) com o apoio da Coordenadora do PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis)  confeccionaram um caixão cenográfico e o carregavam enquanto caminhavam por movimentadas vias do bairro entregando máscaras faciais de tecido e orientando a importância do seu uso, do distanciamento social e higienização das mãos. O intuito foi impactar a população quanto às vidas perdidas para o COVID-19. 

 

caixao

 

coronas

 

rua

 

Essas ações no território são muito importantes para que a população entenda que até termos a vacina contra o COVID-19, o distanciamento social associado aos cuidados de higiene é fundamental para que as pessoas não adoeçam ao mesmo tempo, evitando a superlotação do Sistema de Saúde. O isolamento possibilita que a epidemia avança de forma mais letal.

A ação foi acompanhada da entrega de máscaras de proteção – uma das principais formas de combater o Coronavírus, além de lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar álcool em gel, evitar aglomerações de pessoas, e respeitar a etiqueta respiratória (cobrir a boca com o antebraço ou com papel descartável ao tossir e espirrar).

 

galereeeee

 

sus salva

 

A AMA/UBS Jardim Grimaldi é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde