Orientações e revitalização

PAVS e UBS Comendador José Gonzalez revitalizam ponto viciado de descarte de resíduos

 

planta
 Plantio de mudas em vaso feito com pneu usado
 
O descarte incorreto de resíduos gera prejuízos ao meio-ambiente e, consequentemente, à saúde da população por meio da proliferação de doenças causadas pelos animais sinantrópicos (aqueles que se adaptaram à convivência com o homem contra a vontade deste, a exemplo de ratos, baratas, morcegos, mosquitos, formigas e moscas), como dengue, leptospirose e febre amarela.

Para alertar a população sobre estes riscos à sua saúde, a UBS Comendador José Gonzalez, em parceria com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e com a Subprefeitura de Aricanduva, promoveu orientações sobre o descarte correto de porta em porta, abordando a população em suas residências e alertando sobre os riscos gerados à saúde de todos.

Isso porque, em frente à Unidade de Saúde existia um ponto viciado em que os próprios moradores descartavam todo tipo de resíduos. Após a ação de conscientização, os profissionais envolvidos se reuniram para a revitalização do espaço, ação que contou com a limpeza do local, plantio de mudas em painel suspenso e em vasos feitos com pneus usados, e pintura decorativa. 
 
planta 2 Calçada da UBS revitalizada
 
planta3
Vasos decorativos produzidos durante revitalização 
 
 
“Percebemos cada vez mais a grande importância de realizar a educação ambiental com a comunidade, muitos não tem conhecimentos dos impactos e malefícios que alguns hábitos podem trazer à saúde. O reforço das orientações dos protocolos de segurança da prevenção do COVID-19, também se tornou parte do nosso cotidiano, visto que, muitas pessoas deixaram de usar a máscara, após a flexibilização da quarentena. Após a ação, já pudemos notar a mudança no comportamento da população, que não jogou mais resíduos no local.” diz Giseli Pedro Ferreira – Gestora Ambiental PAVS Mooca/Aricanduva.

Durante as orientações nas residências, também foram fornecidas informações sobre a prevenção de COVID-19, ressaltando que, apesar do relaxamento do isolamento social, as medidas de prevenção (higienizar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel, evitar aglomerações de pessoas e cobrir a boca com o antebraço ao tossir e espirrar) devem continuar sendo realizadas.

A UBS Comendador José Gonzalez é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde