Música no Hospital

Hospital NSC leva canções ao vivo a pacientes internados

 

musica no hospital

 

 

musica no hosp 2

Maria Wherica e Witame Menezes (ambos auxiliares administrativos) aceitaram o convite para levar música e conforto aos pacientes do Hospital junto com a coordenadora multiprofissional, Fernanda.

 

A música tem o poder de estimular emoções, despertar memórias, aperfeiçoar a concentração e promover a comunicação, entre outros fatores que beneficiam a saúde física e emocional. Inclusive, há cerca de três anos, a musicoterapia foi inserida no rol de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) oferecidas pelo SUS, e a técnica tem sido usada para a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos. Visando tais benefícios, o Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição, em Fortaleza (CE), promoveu uma serenata pelas alas de internação da unidade, respeitando as medidas de distanciamento social devido a pandemia. Os responsáveis pelas apresentações ao vivo foram profissionais das áreas administrativas (coordenação multiprofissional, administrativos do financeiro, direção e plantonista administrativo) do Hospital que, ao serem convidados a exercerem seus dons de canto e de violão (ou de auxiliar com o registro da atividade), prontamente aceitaram. “São pessoas que normalmente não estão na linha de frente com os pacientes, então experimentaram uma nova experiência, indo além de suas atividades rotineiras e levando um alento aos pacientes. Os profissionais foram os primeiros a se emocionarem com a ação”, observa Fernanda Luma, Coordenadora Multidisciplinar.


musica no hosp 3

As canções tomaram as alas do Hospital

 

Entre as canções entoadas, estiveram “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, e “Trem Bala”, de Ana Vilela.  “Que coisa linda, a gente não sabe se chora ou se dança”, afirmou um familiar que estava de acompanhante.

A reação de surpresa e emoção dos pacientes internados e seus acompanhantes era visível. “Só em ouvir vocês na enfermaria ao lado, eu já estava chorando aqui... Agora então, haja coração. Muito bonito o que vocês estão fazendo”, declarou um dos acompanhantes cuja esposa estava internada após dar à luz.

Cerca de 200 pessoas foram alcançadas pela ação e, pela repercussão positiva, o intuito da equipe é fazer isso mais vezes, por meio de um projeto fixo de musicoterapia, que faz parte do Plano de Ação de Humanização do HNSC.

 

musica no hosp 4
 
Paciente e acompanhante se emocionam ao ouvir as canções
 
 
“Ações como essa também fortalecem os vínculos entre pacientes e profissionais da saúde, tornando o trabalho mais leve e o tratamento do paciente menos angustiante em decorrência da internação”, conclui a Coordenadora Fernanda.

O Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição é uma unidade Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde