Foco em pessoas

Hospital NSC capacita Comissão de Humanização

 

 

foco em pessoas

 Apresentação do Plano de Humanização do HNSC à Comissão 

 

Segundo o Ministério da Saúde, humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde, e tem como diretrizes: o acolhimento com uma escuta qualificada; uma gestão participativa e compartilhada; a promoção de encontros que respeitem a privacidade e propiciem mudanças no processo de trabalho; a valorização do trabalhador; a realização da prática clínica ampliada e compartilhada; e a defesa dos direitos dos usuários.

Estas diretrizes são implantadas através das Comissões de Humanização presentes nos serviços de saúde. No Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição, em Fortaleza, uma capacitação marcou a posse da nova gestão da Comissão, composta de profissionais da área Assistencial e Administrativa.

"A Comissão de Humanização no HNSC representa um passo importante e significativo, nos proporcionando pensar no espaço de trabalho, o atendimento qualitativo ao usuário e o bem-estar dos funcionários que prestam serviços, bem como garantir a efetivação de uma ação conjunta que trará benefícios mútuos, tanto para os usuários, como para os profissionais e gestores. A partir de um olhar humanizado visamos articular ações em conjunto para uma efetiva valorização humana, que irá refletir em um espaço de garantia de direitos e contribuições mútuas”, declara Deysiane Rodrigues, Assistente Social do HNSC.

Caberá a estes novos membros desenvolver e implementar ações que promovam a prática da humanização em todos os setores do Hospital, garantindo a melhor experiência do paciente e de seus acompanhantes na unidade - desde a recepção até a alta hospitalar, ou ainda, em casos de óbito – proporcionando o acolhimento adequado dos familiares nesses casos.

“Nosso objetivo é capacitar os profissionais de saúde que atuam no cuidar de pacientes, desde a porta de entrada até a alta. Além de trabalhar para propiciar uma assistência humanizada à família durante todo o processo de internação, inclusive no processo de luto, pós notícia do óbito”, pontua Fernanda Luma, Coordenadora Multiprofissional do HNSC.

Durante a capacitação, foram esclarecidos os objetivos da Comissão, apresentados indicadores de eficiência e eficácia, e o Plano de Ação da humanização no Hospital. Entre as iniciativas a serem implementadas, estão a musicoterapia, biblioterapia e cinema no leito. A implantação de cuidados paliativos também está entre os projetos a serem realizados pela Comissão de Humanização.

“A tarefa de humanização dentro do ambiente hospitalar não é algo fácil, mas muito necessário na recuperação dos pacientes e bem-estar dos funcionários. Na primeira reunião, já senti que a Comissão tem projetos pertinentes e que é possível implantar a cultura de humanização, tornando o ambiente mais leve para todos”, conclui Ana Cristina Assis Lima, Técnica de Segurança do Trabalho do HNSC.

O Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.