Atividades lúdicas para o desenvolvimento e descontração dos profissionais

Equipe da UBS Mooca I unida por um SUS melhor

 

Os profissionais da saúde são essenciais para todos nós e, com a chegada da pandemia da Covid-19, eles tornam-se ainda mais indispensáveis. Pensando numa maneira de reconhecê-los e acarinhá-los proporcionando um alívio durante a jornada intensa de trabalho, a UBS Mooca (Unidade Básica de Saúde) em parceria com o PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis) criou o Projeto Saúde do Trabalhador, visando deixá-los mais engajados e tranquilos, com atividades lúdicas de interação e descontração entre a equipe.

 

 

 

azul

 

Por meio de jogos cooperativos, os funcionários puderam viver momentos de descontração e movimentos corporais, em paralelo com reflexões quanto à importância do lúdico no cotidiano, como elemento fortalecedor das relações e situações pessoais e profissionais – tudo com o intuito de promover a integração, a participação e aprimorar estratégias de trabalho em equipe.

Os jogos

 No jogo Travessia, os funcionários faziam duas fileiras como se estivessem num navio e entre as fileiras era o mar. O grupo tinha que pensar junto uma única estratégia para realizar a travessia sem passar pelo mar e com outras limitações de espaço.

Já na atividade Sentado no Jardim, os profissionais sentavam com os colegas com quem tinham mais afinidade; então, para realizar a integração entre todos, eles tinham que falar “Eu sentei no jardim com meu amigo” (citava o nome de uma pessoa que não tinha tanto contato) e se sentava perto dessa pessoa. Esse movimento acontecia numa rotatividade intensa até que todos estivessem ao lado de pessoas que não conheciam tão bem.

Outras atividades, voltadas para treinar a questão da observação e promover o bom clima organizacional também foram realizadas.

Foi oferecido também um coffee break onde a equipe pôde descontrair e interagir com um bate papo informal entre uma atividade e outra.

 

croissant

 

 

“O PAVS nos proporcionou esse momento de realização e relaxamento para amenizar o impacto psicológico de comunicações e relações interpessoais negativas do dia a dia. Esse dia foi excepcionalmente maravilhoso, pois além de relaxar a mente, houve um relaxamento físico, valeu muito para acalmar e tirar o foco desse momento difícil que estamos passando” esclareceu Patrícia Schild Porto, Auxiliar Administrativo da UBS Mooca.

Dentre as ações desenvolvidas, foram realizadas rodas de conversa abordando temas como motivação, liderança, trabalho em equipe, estímulos físicos e psíquicos, descoberta de talentos, entre outros.

 

azul 2

 

“Ver as faces dos profissionais leves e felizes após as atividades, é realmente gratificante. Trabalhar com foco no bem-estar do próximo neste momento tão delicado tem sido um grande desafio, porém com excelente adesão. Tenho certeza que a partir deste projeto, iremos colher muitos frutos, pois são nos momentos de dificuldade que renascemos, nos reinventamos e nos reencontramos”, declara Giseli Ferreira, Gestora Ambiental do PAVS.

 

loira

 

 

A UBS Mooca e O PAVS são serviços da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com a SPDM/PAISorganização social de saúde