Formatura da saúde

UBS Mooca I realiza cerimônia de celebração de conclusão de tratamento contra a Tuberculose

 

cores
 
 Gerente Cibele Marchezini fala aos presentes no Café sem Tuberculose
 
 
O tratamento contra a Tuberculose consiste na ingestão de medicamentos diariamente, durante pelo menos seis meses (dependendo do caso pode durar até 18 meses). No entanto, como os sintomas (o principal é tosse seca ou com secreção por três semanas) podem desaparecer logo nas primeiras semanas, é grande a quantidade de pessoas que abandonam o tratamento.

Mesmo que os sintomas desapareçam, as medicações devem ser tomadas até o final, para só então a cura ser confirmada, o que é feito mediante exame laboratorial e avaliação clínica.

Diante dessa realidade, é compreensível que os serviços de saúde comemorem quando o tratamento é seguido até o final. Para celebrar a conclusão do tratamento de seis pacientes, a UBS Mooca I realizou o um evento de celebração, com direito a uma mesa farta e entrega de certificados. 
 
 
mesa
 
Mesa farta preparada pela equipe
 
 
O evento de comemoração foi uma ideia da Gerente Cibele Marchezini que, por já ter atuado como Enfermeira da Estratégia Saúde da Família, entende a dificuldade que os profissionais têm ede convencer os pacientes a seguirem o tratamento até o final.

Dignos de uma cerimônia de formatura, os aplausos do público de cerca de 38 pessoas acompanharam o recebimento de cada certificado personalizado para seis pacientes, com os dizeres Com orgulho a UBS Mooca I, parabeniza por sua dedicação e força de vontade para conclusão no seu tratamento.

“Cheguei aqui com pouco mais de 40 quilos e escarrando sangue, e hoje saio curado, saibam que vocês que iniciaram o tratamentos também terão a mesma chance que eu, só depende de vocês”, fez questão de deixar registrado um dos pacientes. 
 
 
                    certificados         jogo
                                       
                                                   Certificados personalizados                                                                       Jogo de tabuleiro
  
 
O evento contou ainda com um jogo de tabuleiro gigante para que os participantes testassem seus conhecimentos sobre as formas de transmissão da Tuberculose:

Como a doença é transmitida: pelo ar, através de gotículas expelidas no espirro, na tosse e na fala

Como NÃO é transmitida: pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, nem pelos objetos compartilhados, como copo, talheres, entre outros.

A UBS Mooca I é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde
.