COVID? Aqui, não!

UBS Pró-Morar alerta comunidade com profissionais caracterizados

 

monstro

Super-saúde contra a morte: criatividade para chamar a atenção da população

 

Para chamar a atenção da população para a importância de, mesmo após o relaxamento da quarentena, continuar seguindo as orientações de prevenção ao Coronavírus (lavar as mãos com água e sabão frequentemente, utilizar álcool em gel, usar máscara de proteção, manter o distanciamento entre as pessoas, Cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, evitar tocar olhos, nariz e boca), a equipe da ubs Pró-Morar foi às ruas caracterizada de super-heróis da saúde.

Por onde passavam os profissionais faziam barulho com o apoio de uma caixa de som e atraiam os olhares de todos, orientando sobre o isolamento social e o uso correto da máscara de proteção, que deve ser utilizada sempre que for necessário sair de casa. 

 

favela

 Panfletos colados pela comunidade

 

“Diante de inúmeras formas e técnicas de abordagens, nossa UBS optou em tratar um assunto tão pesado, de forma leve e descontraída”, observa o Técnico em Saúde Bucal Willian Pinho.

A equipe confeccionou uma moldura com os dizeres COVID aqui, não, para registrar os usuários que estivessem (ou não) utilizando a máscara. No caso de quem estava, o registro soava como um elogio e aprovação; e no caso de quem não utilizava o equipamento de proteção, o registro tinha um tom de correção. “Seja um herói, use máscara”, era a frase dita pelos profissionais nesses casos. 

 

aqui nao

 

Com bom-humor, equipe demonstra a falta de proteção de quem não utiliza máscara

 
Foram também distribuídos panfletos informativos e exibidos cartazes com um número de telefone da UBS para sanar dúvidas sobre sintomas de COVID-19 ou outras questões de saúde, a fim de evitar que o usuário compareça ao Serviço sem necessidade e se exponha ao Coronavírus e a outras doenças. 
 
corona
 
 
População de máscara? O vírus não se aproxima
 
 
“O nosso foco foi o rastreio em tempo oportuno dos pacientes que poderiam apresentar a clínica do COVID-19, pacientes assintomáticos ou pacientes que referiam, no momento da ação, sintomas”, observa Grace Zukowski, Gerente da UBS Pró-Morar.

Durante a ação, a equipe também esclareceu dúvidas quanto aos cuidados necessários para prevenir a proliferação do Coronavírus dentro das residências.

“A ação foi bem aceita pelos usuários, receptivos quanto às orientações e entrega de informativos. Ficamos felizes em poder ultrapassar as dificuldades encontradas nesta pandemia, e executar com ânimo a promoção a saúde de forma integral e técnica”, finaliza Grace.
 
favela 2
 
 
Orientações sobre a prevenção ao Corona
 
 
A UBS Pró-morar é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde