Arraial contra a COVID-19

Combate ao Coronavírus é tema de evento da UBS Mooca I

 

pesque

A atração pesque o Corona atraiu adultos e crianças

 

A Unidade Básica de Saúde Mooca I, em São Paulo, não deixou que as festividades do mês de junho passassem em branco – a equipe aliou diversão e informação contra o Coronavírus no Arraial da Prevenção.

A programação do evento foi extensa – na barraca do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), típicas brincadeiras juninas foram adaptadas com o tema do combate ao COVID-19, como pesque o Corona e boca do Corona, em alusão à pescaria e ao jogo da boca do palhaço, respectivamente.

“Nesta fase de isolamento social, se não estivéssemos passando pela pandemia, estaríamos no momento das tradicionais festas juninas, que sempre foram festas de grande adesão pela população. Trazer informações e orientações para a prevenção contra o COVID-19, de forma leve e lúdica, tornou as ações comunitárias para o âmbito da saúde algo mais leve e teve um efeito muito positivo com as comunidades, que agradeceram muito aos profissionais de saúde por levarmos a ação de forma descontraída, o que também foi um ganho para os próprios profissionais de saúde, que se envolveram e se fortaleceram diante do cenário atual”, afirma Giseli Pedro Ferreira, Gestora Ambiental do  PAVS Mooca/Aricanduva. 

 

cor

 Roleta com perguntas sobre a COVID-19

 

Um quiz de perguntas e respostas para testar os conhecimentos sobre a doença, e um jogo de boliche para derrubar os sintomas também fizeram parte das atrações lúdicas do evento, além do jogo da roleta, que ensinavam enquanto divertiam.

Segundo a Gerente da UBS Mooca I, Cibele Marchezini, a ideia do Arraial da Prevenção sem aglomeração surgiu em conjunto com a equipe da Unidade e os integrantes do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis. “A intenção da ação era garantir o lúdico e trazer a realidade da pandemia de uma forma leve e saudável”, pontua Cibele. 

 

xadrez   kianca

                          Crianças participam do quiz e da pescaria

 

Para as crianças, houve ainda a distribuição de jogo da memória e jogo de tabuleiro – ambos com a temática do combate ao vírus 

 

Correio Elegante

desenho

 Cartões do correio elegante eram de teor motivacional  

 
Atividade que sempre está presente em festas juninas, o Correio Elegante também esteve presente no Arraial da Prevenção da UBS Mooca I. Mas, nesse caso, o teor das mensagens não era de fundo romântico, mas sim de motivação, gratidão, incentivo e reconhecimento.

“O impacto do correio elegante foi de grande proporção , trazendo motivação , alegria e união entre as equipes . A brincadeira apresentou uma proporção tão valiosa , que a equipe decidiu trazer a brincadeira para o cotidiano da unidade , pelo menos uma vez ao mês”, informa Cibele.
 
Comidas típicas
 
 
comidas
 
Mesa farta com comidas típicas
 
 
Pipoca, bolo de fubá e doce de abóbora foram apenas alguns doa alimentos servidos no Arraial – sendo que a sala desses comes e bebes tinha lotação máxima definida, para evitar a aglomeração de pessoas.

Imunização

Aproveitando a presença dos usuários na UBS, a equipe checou carteiras de vacinação que estavam desatualizadas e convidou os que precisavam se vacinar a colocar as imunizações em dia – mais de quarenta pessoas foram vacinadas com esta iniciativa.

Saúde bucal 
 
morena
  
Praticando a escovação correta 
 
 
O evento contou ainda com uma barraca exclusiva sobre os cuidados com a higiene bucal, quer não pode ser esquecida, inclusive em tempos de pandemia. Isso porque, durante a quarentena, a ida ao Dentista deve ser realizada somente em casos graves. Portanto, para evitar que se chegue a um quadro de urgência, a escovação deve ser realizada corretamente, ao acordar e após cada refeição.

A equipe da odontologia afirma que o momento foi de grande impacto, pois muitas pessoas participaram do espaço e muitas dúvidas foram esclarecidas. As orientações entre a equipe técnica e usuários foi feita de forma lúdica, levando aos usuários informações práticas para o uso diário.

Kits com escova, creme e fio dental foram distribuídos a quem comparecia à barraca para receber as orientações. 
 
Ação social
 
 
bazar

Roupas para doação 
 
 
Para aquecer o inverno de pessoas em vulnerabilidade social, foram arrecadadas peças de roupa e, no dia do evento, disponibilizadas para retirada das famílias. A iniciativa distribuiu mais de oitenta peças.

O Arraial foi organizado de maneira que as medidas de prevenção ao Coronavírus fossem respeitadas - foram distribuídos álcool em gel e máscaras de proteção, e inseridas sinalizações indicando uma distância segura entre o público e os profissionais que atendiam nas barracas.

“O espaço trouxe grande repercussão, muitos munícipes que participaram da ação reagiram de forma positiva, relatando gratidão e alegria pelo espaço oferecido pela Unidade de Saúde”, declara a Gerente Cibele. 
 
mas
  
Barraca do quiz de perguntas e respostas
 
 
A UBS Mooca é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.