Arraial da Prevenção à COVID-19

UBS Belenzinho realiza evento temático para alertar a população

 

junino

 Orientações sobre uso de máscara caseira

 

A flexibilização do isolamento social não significa que o perigo de contrair a COVID-19 passou. As medidas de prevenção e combate ao Coronavírus (uso de máscara de proteção, lavagem das mãos com água e sabão e distanciamento entre as pessoas) devem continuar.

Para reforçar o assunto com moradores da Comunidade Nelson Cruz (cerca de duas mil famílias), a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da UBS Belenzinho realizaram o Arraial da Prevenção, já que o relaxamento da quarentena teve início em meados de junho.

Já na entrada do evento uma das principais formas de combater a doença se apresentava – a equipe do Consultório na Rua disponibilizou garrafas pet com água e com sabão, convidando os participantes a higienizarem as mãos antes de participar das atividades.

As brincadeiras típicas juninas foram adaptadas com a temática da COVID-19: a Boca do Palhaço virou Boca do Corona; o jogo de boliche virou Derrubando os Sintomas, e a famosa Pescaria virou Pesque o Coronavírus.

 

arraia

 Brincadeiras adaptadas com temática de combate ao Coronavírus

 

“O Novo cenário de luta contra o Coronavírus nos tem levado a tentar entender as características territoriais e suas dificuldades de enfrentamento à pandemia. Pode-se observar que o isolamento social em uma comunidade é mais complexo do que parece, portanto, a ação na comunidade Nelson Cruz teve o objetivo de sensibilizar a comunidade para fazer o melhor enfrentamento possível dentro das possibilidades de uma comunidade com duas mil famílias. Sendo assim, as atividades de educação em saúde foram baseadas em formas de controle a disseminação do vírus adaptadas a uma comunidade e seu cotidiano”, afirma Danilo Dias, Gerente da UBS Belenzinho.

 

pesque

Pesque o Coronavírus

 

Como prendas, as crianças receberam jogo de tabuleiro e jogo da memória – ambos com a temática de combate ao vírus, e para todos os participantes do evento foram entregues kits com máscara caseira de proteção, álcool em gel e sabonete. 

ki                                          

                                           Kits de prevenção entregues                                                                                                 Parte da equipe realizadora do evento

 

O evento contou ainda com vacinação contra a gripe e orientações sobre saúde bucal e entrega de kits com escova, creme e fio dental.

“O Arraial na Comunidade Nelson Cruz teve uma repercussão muito positiva, conseguimos atingir um número grande de pessoas com as ações comunitárias e educativas em saúde. Tudo aconteceu de forma dinâmica e a adesão da comunidade com as questões de prevenção foi positiva e eficaz. Um número muito grande de pessoas que não tinham máscara pôde receber a doação do kit (com máscara, álcool em gel e sabonete). As crianças se divertiram, e através dos brindes ofertados levaram para casa brincadeira, informação em saúde. E muitas pessoas que não tinham se vacinado, aproveitaram o momento. Ações como essas dão sentido ao nosso trabalho e fazem valer a pena, quando vemos que uma ação diferente, torna-se grande e impacta muito na vida das pessoas. Tenho certeza que um vínculo grande foi fortalecido com a comunidade através desta ação”, relata Giseli Pedro Ferreira, Gestora Ambiental do PAVS.

 

Atendimento bilingüe

espanhol

                               Orientações em espanhol                                                                                                                           Barraca da saúde bucal

 

As orientações faladas e escritas foram realizadas em português e espanhol, já que se trata de uma região com um grande público de imigrantes.

Todos os profissionais envolvidos utilizaram os devidos Equipamentos de Proteção Individual, e nas barracas das atividades foram colocadas faixas zebradas para delimitar o distanciamento necessário entre as equipes e os usuários.


A UBS Belenzinho é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde