Contra a violência doméstica

UBS Jd. Guairacá divulga telefones para denúncia

 

nao

 

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19 tem sido mais difícil para algumas pessoas, que têm se visto obrigadas a ficar 24 horas com seu agressor.

Só em São Paulo, segundo o Núcleo de Gênero e o Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público, o número de casos de violência contra a mulher aumentou 30% durante a quarentena.

Diante desse cenário, a UBS Jardim Guairacá foi às ruas para alertar a população e divulgar os principais números de telefone para denúncias: 181 (Secretaria de Segurança Pública), 190 (Polícia Militar), (11) 3275-8000 (Casa da Mulher Brasileira).

Importante ressaltar que a denúncia pode ser feita tanto por quem sofre agressão quanto por quem a testemunha.

“Devido ao aumento da violência doméstica em nosso território, identificamos a necessidade de orientar a população através dos cartazes ilustrativos com os canais de informação de denúncia”, relata Carlos Henrique dos Santos, Agente de Promoção Ambiental.

Os contatos foram divulgados via cartaz durante uma ação nas ruas da região da UBS, que também teve o objetivo de alertar a população para a prevenção do Coronavírus. Isso porque, com o passar do tempo a tendência é que as medidas de prevenção caiam no esquecimento, cenário que favoreceria a proliferação do vírus.

 

pes

 Equipe nas ruas para continuar alertando a população

 

Com a frase quem não é visto, não é contaminado,  os profissionais convidavam os usuários a refletir sobre a necessidade de “se esconder” da COVID-19 utilizando máscara de proteção sempre que precisar sair de casa, lavando as mãos com água e sabão constantemente, utilizando álcool em gel, e evitando tocar nos olhos, no nariz ou na boca, dentre outras medidas de prevenção.

“Diante do momento de pandemia, tornam-se fundamentais as medidas de prevenção comunitária e apoio à vigilância ativa, como forma de alertar  a população sobre as formas de prevenção ao COVID-19, evitando assim a propagação do vírus “, afirma Aline Pianca Simão, Gerente da UBS Jardim Guairacá

A UBS Jardim Guairacá é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde