Ler é o melhor remédio

PAI Vila Califórnia inaugura biblioteca para idosos

 
O PAI (Programa Acompanhante de Idosos) foi idealizado para ajudar pessoas a partir de 65 anos em isolamento e vulnerabilidade social a envelhecer com mais qualidade de vida, oferecendo uma ampla programação voltada à inclusão, entretenimento e apoio aos idosos. Expandindo ainda mais a atuação do Programa, foi inaugurada esse mês a Biblioteca do PAI Vila Califórnia para levar informação, diversão e leitura para a população da terceira idade durante o período de quarentena decorrente da COVID-19.
 
A equipe distribuiu cartazes nas Unidades Básicas de Saúde da região (Vila Alpina, Califórnia, Ermenegildo e Parque São Lucas) convidando a comunidade a doar livros e DVDs para montar a Biblioteca.

 
Houve uma grande interação e articulação nas Unidades, mobilizando a população a participar e, ao todo, 953 itens foram doados, entre livros, cd´s, dvd´s e até um aparelho de DVD para levar à casa dos idosos que não possuem.
 
li
 
 Parte do acervo do PAI Vila Califórnia

 

“A ideia principal de montar esse acervo, foi incentivar os idosos à leitura , principalmente nesse momento de quarentena e isolamento social por causa do Coronavírus. O empréstimo dos livros é feito através da apresentação do Cardápio de opções de livros, nos contatos telefônicos diários que a equipe realiza. Após a escolha do exemplar,  o cuidador leva ao domicílio, para que o idoso não precise sair de casa”, esclarece Simone Bruschi Pinheiro, Gerente do PAI Vila Califórnia.

“Ficamos surpresos com a adesão ao projeto e a quantidade de pessoas envolvidas, interessadas e animadas em fazer acontecer. Muito legal como a população colaborou em conjunto com nossa equipe, um trabalho de união mesmo, ficamos todos bem felizes”, complementa Simone.

 

fita

 Inauguração da biblioteca

 

fita 2

  Equipe comemora a estréia da biblioteca

 

Devido ao cenário de pandemia, a inauguração foi restrita aos profissionais do PAI, que prepararam também uma carteirinha para que haja o controle de entregas e devoluções dos livros, bem como a confecção de marca-páginas que serão distribuídos para presentear os idosos.

 

O PAI Vila Califórnia é um Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.