Saúde das equipes

PAVS e NASF da UBS Domingos Mantelli realizam atividades lúdicas para os profissionais

 

muro

 

 

Diante do cenário de pandemia de COVID-19 que o Brasil e o mundo têm vivenciado, é natural que as pessoas se sintam preocupadas, ansiosas e com medo. E os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao Coronavírus não estão isentos de passar por essas sensações.

Pensando na saúde mental e física dos funcionários, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Domingos Mantelli, realizaram um projeto em que consiste em uma série de atividades lúdicas voltadas para seu público interno. Na primeira atividade, os participantes foram organizados em roda e convidados a falarem uma palavra ou desejo para esse momento de enfrentamento do Coronavírus.

Algumas palavras ditas no momento foram: respeito, empatia, amor, comunicação, leveza – resumindo um sentimento coletivo de necessidade de união e parceria em um momento tão delicado. Após esse momento de compartilhamento de sentimentos e emoções, os profissionais foram divididos em grupos e cada um recebeu o nome de um personagem. No entanto, ninguém sabia qual era o personagem do próprio grupo, apenas dos demais. E o desafio era descobrir qual o personagem do próprio grupo, a partir de dicas fornecidas pelos “oponentes”. No intuito de não gerar aglomerações, as atividades são realizadas em dois horários, com pequenos grupos.  

 

ritual

 

O objetivo do Projeto é, por meio de momentos de descontração, proporcionar cuidado em saúde mental, tornar mais leve o ambiente de trabalho e, consequentemente, melhorar o desempenho dos profissionais no atendimento à população. A aproximação e o fortalecimento da equipe e a redução do estresse são outros benefícios visados pela iniciativa.

“Ao longo da realização da atividade, os funcionários da unidade apresentaram mudança no comportamento. No início estavam com uma postura tímida e tensa, porém no decorrer da atividade, os mesmos se mostraram mais à vontade. Sentindo-se confortáveis, foi possível identificar momentos de acanhados sorrisos a gargalhadas e um trabalho realizado em equipe, como proposto na atividade.  Após finalizar, os participantes deram feedback positivo com palavras, palmas, e ansiando por mais espaços como este”, declara Graziela Kurauchi, Terapeuta Ocupacional.

A UBS Domingos Mantelli é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.