Semana de cuidado ao funcionário

Cuidar daqueles que têm cuidado da população

 

alongamento

 Profissionais alongando durante o expediente

 

 Pensando na saúde física e mental dos profissionais, o Complexo AMA/UBS/EMAD Vila das Mercês (Assistência Médica Ambulatorial, Unidade Básica de Saúde e Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar, respectivamente) promoveu a “Semana de cuidado ao funcionário”, com a finalidade de proporcionar aos colaboradores momentos de descontração através de atividades estimulantes para o bem-estar.

Dentre as ações propostas, foram realizadas sessões de relaxamento, incluindo técnicas de alongamento corporal e respiração consciente, além de ginástica laboral - técnica que consiste em uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com o objetivo de evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo.

“Gostei bastante do momento de relaxamento e auriculoterapia, me ajudou a relaxar”, declara Hellen Martins Dias Barbosa, Auxiliar Administrativa.

sentadas

Informações sobre dieta saudável e aumento da imunidade dos funcionários através dos alimentos

 

Terapias alternativas e/ou complementares também foram desenvolvidas. A Auriculoterapia ou Auriculoacupuntura é uma técnica terapêutica que considera a orelha como um microssistema, representando todo o corpo e suas estruturas. Esta técnica utiliza a estimulação de pontos da orelha por onde circulam numerosos nervos, que recebem e emitem informação sensorial. 

 A indicação desse método é muito ampla, podendo ser usada para o tratamento de 200 enfermidades, aproximadamente, entre as quais estão as de caráter funcional, neurótico e psicótico, como a insônia, a depressão, a ansiedade e ainda dependências como alcoolismo, drogas e tabagismo; males de caráter estrutural como dor lombar, dores nas pernas, torcicolo, artrite, artrose e etc; além de doenças cardiovasculares, do aparelho urinário, alérgicas e até obesidade.   “Foi produtiva a semana, deveríamos ter um tempo maior para poder ter a troca de experiências. Foi legal que saímos do foco e fomos para outro lugar”, disse Mariloci Araujo Tanjoni, Auxiliar Administrativo.
 
Sabendo do quanto impacta em nosso sistema vital tudo aquilo que ingerimos, os profissionais também tiveram acesso a informações sobre uma dieta mais saudável, que consiste em priorizar alimentos de origem natural, como carnes magras, verduras, legumes, frutas e cereais, evitando assim, os alimentos industrializados, doces, frituras e ricos em gorduras trans.


conversa

 Informações sobre uso de medicamentos 
 

Considerando esse cenário de pandemia global no qual estamos inseridos, foram transmitidas também informações sobre os diferentes tipos de testes realizados para diagnosticar a COVID 19, com a finalidade de instruí-los sobre qual seria mais adequado de acordo com cada paciente, qual a precisão de cada um e quais os significados dos termos técnicos utilizados. 

“Tem sido um grande desafio trabalhar neste período de pandemia, os profissionais têm feito suas atividades com  muito medo e apreensão. Diante disso, tivemos a ideia de proporcionar momentos com diferentes temáticas para um período de descontração, conhecimento e controle das emoções, para assim conseguirmos cuidar melhor dos nossos usuários, com mais qualidade”, conclui Leonardo Santos Gonçalves, Gerente da AMA Especialidades Vila das Mercês.
 
Todas as atividades da “Semana de Cuidado ao funcionário” foram realizadas com as devidas medidas de segurança para prevenção da COVID-19, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde)

A AMA, UBS e EMAD Vila da Mercês são serviços da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciados em parceria com a SPDM/PAISorganização social de saúde.