Práticas Integrativas no quintal

PAI Anhanguera leva atividade física à residência de idosos

 

exercicio

 Exercícios foram conduzidos respeitando o distanciamento entre os participantes

 

O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Anhanguera, em São Paulo, se mobilizou para incentivar os usuários atendidos pelo serviço a realizarem atividades com base nas Práticas Integrativas e Complementares (PICS). O incentivo à prática de exercícios para a prevenção e o controle de doenças como hipertensão, obesidade e diabetes já é realizado pela equipe do PAI, mas o reforço se fez necessário pelo período de isolamento social implementado como resposta à pandemia de COVID-19.

A recomendação para sair de casa somente em caso de extrema necessidade pode levar os idosos – e a população em geral – ao sedentarismo, prejudicando a saúde. Para evitar esse cenário, a equipe do PAI compareceu às residências dos usuários para conduzir sessões de Tai Chi Pai Lin e Lian Gong.

Trata-se de práticas orientais que fortalecem a musculatura, proporcionam sensação de bem-estar e contribuem para a melhora de sintomas de depressão e ansiedade, além da redução de dores e tensões. Mas vale ressaltar que são medidas complementares, e não substitutivas aos tratamentos tradicionais.

 

alonga

Para preservar a saúde dos idosos, em algumas residências os exercícios foram conduzidos do lado de fora do portão.

 

 “A ideia da ação surgiu a partir da necessidade identificada pela equipe, observou um aumento de queixas de dores crônicas e quedas nos idosos, devido à diminuição das atividades físicas pela restrição ao ambiente domiciliar durante a quarentena”, esclarece Viviane Pires, Coordenadora do PAI Anhanguera.

Ainda segundo Viviane, a ação teve como objetivo levar alegria aos idosos e promover o fortalecimento da musculatura, equilíbrio, relaxamento e prevenção de quedas, além de proporcionar o encontro entre paciente e equipe, fortalecendo o vínculo e a comunicação entre ambos.

“Os profissionais que conduziram a atividade se sentiram felizes e satisfeitos em poder contribuir com o bem-estar dos idosos durante a pandemia. Os idosos agradeceram a equipe por se deslocar até os seus domicílios para prática da atividade”, conclui a Coordenadora.

O PAI Anhanguera é um Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.