População em situação de rua

UBS Vila Carioca distribui kits de prevenção da COVID-19

 

azul

 Profissionais da UBS Vila Carioca em Carro de som da UNAS - União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região, parceira do evento

 

Informação amplamente divulgada pelo Ministério da Saúde, é sabido que algumas das principais formas de prevenção ao Coronavírus são: lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel 70%, cobrir com o braço a boca ao tossir e espirrar, utilizar máscara de proteção e evitar aglomerações de pessoas.

Trata-se de atitudes simples para a população em geral, mas quando fala-se em pessoas em situação de rua, o simples gesto de lavar as mãos pode ser complicado, pela dificuldade de acesso a água e sabão, por exemplo.

Pensando nesse público, a Unidade Básica de Saúde Vila Carioca, em São Paulo, organizou uma campanha de arrecadação e distribuição de kits com produtos de higiene pessoal (creme dental, escova de dentes, sabonete e absorvente) e máscara de proteção.
 
No dia da distribuição, a equipe compareceu com um carro de som para chamar a atenção dos usuários e realizou vacinação contra a Influenza. Isso porque, ao pegar a gripe, a imunidade cai e a pessoa fica mais vulnerável a contrair COVID-19.

 

vacinacao

Vacinação contra a gripe 

 

assis

Entrega dos kits de higiene pessoal 

 

A iniciativa contou ainda com a disponibilização de galão de água para a lavagem das mãos e de recipientes com sabonete líquido.

 "O momento atual traz um desafio muito grande para toda a população. Quando olhamos para as pessoas em situação de rua, os riscos são ainda maiores, uma vez que estes nem sempre tem à disposição mecanismos para higienização das mãos ou mesmo formas de proteção para a COVID-19”, observa Roseli de Holanda, Gerente da UBS Vila Carioca. 

 

galao 

aguaviva

Galão de água para higienização das mãos e sabonete líquido

 

A equipe informou os sintomas que podem indicar a contaminação pelo novo Coronavírus (tosse, febre, dor de garganta, dificuldade para respirar) e ressaltou que, nesses casos, o usuário deverá comparecer ao serviço de saúde.  

“Me senti muito feliz e realizada, pessoalmente e profissionalmente, por poder participar deste tipo de ação. Focamos o olhar para as pessoas que mais necessitam, principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo”, observa Thais Gabriel da Silva, Enfermeira.

“Com o conhecimento das formas de contágio e sensibilização para utilização dos métodos de proteção, podemos reduzir os riscos de contágio da população. E, através do alerta para os sinais e sintomas da COVID-19, esses usuários poderão buscar o serviço de saúde para o atendimento de forma precoce, evitando o agravamento da doença, caso venham a contaminar-se”, conclui Roseli. 

A UBS Vila Carioca é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria coma SPDM/PAIS, organização social de saúde