Música contra a solidão

UBS Pq. São Lucas realiza Coral Itinerante

 

time

Profissionais soltam a voz para alegrar idosos da região

 

A Unidade Básica de Saúde Parque São Lucas se mobilizou para levar música a idosos que moram na região. Muitos deles vivem sozinhos e podem se sentir muito solitários, especialmente nesse período de isolamento social como prevenção à pandemia de COVID-19.

Pensando neles, os profissionais se reuniram e foram às ruas para, através de canções entoadas ao vivo – algumas, inclusive, acompanhadas pelo som do pandeiro – proporcionar momentos de alegria, descontração e interação social (considerando o uso de Equipamentos de Proteção Individual).

“O intuito de trazer para nossos idosos um momento de descontração com músicas, principalmente nesta pandemia, foi a nossa escolha, pois a música acalma a alma e isso nos remete em como a saúde é abrangente e também apresentar para eles um motivo de se manterem bem acolhidos em sua residência, pois estamos na luta por eles e por todos os seus familiares. Foi um momento de acalmar seus corações diante de tantas informações que os deixam com os corações inquietos”, afirma Thiago Vidal Vianna, gerente da UBS Parque São Lucas.

O coral improvisado contou com cerca de 15 pessoas, entre Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Promoção Ambiental,  profissionais da Enfermagem e Equipe NASF. Entre o repertório escolhido, não faltaram canções de Roberto Carlos, entre elas Como é grande o meu amor por você; Erga essa cabeça, do Grupo Revelação e Canta, canta minha gente, de Martinho da Vila, que eram acompanhadas com entusiasmo pelos usuários que assistiam à cantoria.

Os profissionais puderam sentir a emoção através dos sorrisos, olhares e até lágrimas que escorriam pelos rostos dos idosos.

A UBS Parque São Lucas é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.