Leitura educativa

UBS Juta I desenvolve gibi com orientações sobre isolamento social 

 

bilhete

Gibi educativo

 
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fazenda da Juta I, em São Paulo, usou a criatividade para alertar a população sobre a importância do distanciamento social durante a pandemia do novo Coronavírus.

Para abordar o assunto de forma lúdica, a equipe elaborou um gibi com ilustrações e dicas práticas de prevenção da COVID-19, doença causada pelo vírus. Evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente e manter uma distância de 2 metros entre as pessoas são algumas das orientações contidas no gibi.

O material contém ainda informações sobre alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade, como leguminosas oleaginosas (nozes, amêndoas) e verduras folhosas, fontes de magnésio; frutas de coloração alaranjada (mamão, manga), fontes de Vitamina A; e frutas cítricas (laranja, maracujá, abacaxi), que são fontes de Vitamina C.

Segundo a Gerente da Unidade, Erica Camargo, a iniciativa surgiu a partir de uma conversa entre a Gestora ambiental Naysla Pimentel e a Agente de Promoção Ambiental Luma Marin, que discutiram ações que conseguissem atingir de forma clara e simples os funcionários e os moradores do território. A arte do gibi foi uma criação da Luma, que se inspirou nos pacientes para ilustrar cada personagem.

Os gibis são entregues aos usuários junto com uma máscara de proteção caseira (uso recomendado pelo Ministério da Saúde à população em geral, para prevenção da COVID-19), confeccionada por voluntárias moradoras do território, com pedaços de tecidos doados. “Recebemos os retalhos e, em minutos, tínhamos costureiras dispostas a ajudar”, ressalta a Gerente Erica.
 
e
 
 Conselheiro Gestor Luiz Silva  recebe gibi e máscara caseira
 
 
O usuário e integrante do Conselho Gestor, Luiz dos Santos Silva, elogiou a ação: “A comunidade precisa entender a importância do isolamento e ficar em casa”, declarou.

A UBS Fazenda da Juta I é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde