Dia da enfermagem

UBS Cupecê comemora ocasião

 

enfermagem

Polyana  de Carvalho  Motejunas posa com qualidades descritas pelos colegas (discreta, meiga, amiga, habilidosa...)

 

A Unidade Básica de Saúde Cupecê, em São Paulo, fez questão de comemorar o Dia da Enfermagem (12/05) com uma série de ações voltadas para promover o reconhecimento e o bem-estar da equipe.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou sessões de relaxamento – momentos essenciais para os profissionais que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus.

“Neste momento tão difícil para os profissionais da linha de frente da enfermagem, a ideia foi cuidar de cada um, fazendo uma pequena parada na rotina de trabalho e tornar o relaxamento um tempo para cuidar do bem-estar emocional do profissional”, afirma Marta Pimenta, Gerente da UBS.

Foi também desenvolvida uma dinâmica na qual os colegas deveriam escrever qualidades que enxergam uns nos outros. Os registros foram feitos à mão em pedaços de papel e colados nas costas dos participantes e, só após todos escreverem, era permitido ler as qualidades escritas sobre si.

“Diante do cenário de pandemia, onde os profissionais apresentam sinais de cansaço e incertezas, exaltar suas qualidades e habilidades através da visão do colega de profissão se torna motivador, como um sopro de ânimo. Durante a atividade, tivemos sorrisos e lágrimas, fazendo transparecer o indivíduo por baixo do profissional”, afirma Silvania Neves, Enfermeira responsável pela atividade. 

 

equ

Caixas de bombom foram entregues como gesto de agradecimento

 

Por fim, foram entregues caixas de bombom para cada profissional da Enfermagem, como um gesto de gratidão e reconhecimento da importância do trabalho de todos.

A UBS Cupecê é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de Saúde