Pensando nos profissionais

NASF Jd Sapopemba promove atividades de relaxamento

  

alongamento

 Alongamento na área externa do Complexo

 

O cenário de pandemia de COVID-19 que temos enfrentado no Brasil e no mundo tende a gerar emoções diversas, como medo, incertezas e tristeza. E, quando se fala em profissionais da saúde, esse quadro pode ser ainda mais intenso, já que eles atuam diariamente no combate à doença, o que pode fazê-los sentirem sobrecarregados e sob intensa pressão. 

Diante disso, a fim de evitar que aqueles que cuidam também adoeçam,  cabe aos serviços de saúde promoverem ações que minimizem os impactos da pandemia sentido pelas equipes.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Jardim Sapopemba organizou uma série de atividades de alongamento, respiração, relaxamento e meditação, voltadas para os funcionários do Complexo Sapopemba (Unidade Básica de Saúde, Centro Especializado em Reabilitação, Assistência Médica Ambulatorial, Ambulatório de Especialidades, Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência e Centro de Atenção Psicossocial). “O impacto significativo da pandemia gerado na vida pessoal e profissional está levando alguns colaboradores à ansiedade e esgotamento.  A ação realizada pela equipe NASF repercutiu de maneira significativa na promoção à saúde dos profissionais, proporcionando momentos de reflexão, auto-cuidado e bem-estar. Diante um momento ímpar, onde todos estão passando por uma situação nova que atinge o mundo todo é necessário que a equipe esteja preparada emocionalmente para o enfrentamento do vírus e assistência a população”, ressalta Tatiane Cano, Gerente da UBS Jardim Sapopemba.

Os serviços do Complexo Sapopemba são da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciados em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.