Olhar humanizado dentro de casa

UBS Mooca promove ações de cuidado voltado aos profissionais

 

equipe

Exercícios de respiração para acalmar a mente e relaxar o corpo

 

Pensando na saúde física e mental dos profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde Mooca, em São Paulo, foi implantado o Projeto Cuidando do Cuidador, em parceria com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).

Entre as atividades realizadas, estão exercícios de respiração, meditação, alongamento e orientações/observações sobre como o corpo humano reage a situações de estresse.

“Devido à crise atual do COVID-19, muitos funcionários se queixam de falta de ar, dores no corpo por tensão, estresse e ansiedade. Visando aplicar e realizar junto com os colaboradores as práticas de autocuidado durante o período da pandemia, o PAVS, está realizando diversas ações voltadas para saúde do trabalhador, com foco no eixo do Programa A3P Saúde do Trabalhador e Qualidade de Vida no ambiente de trabalho”  - pensando em colaborar com todo o processo e ajudá-los a diminuir as tensões, promovendo saúde corporal e mental”, afirma Giseli Pedro Ferreira, Gestora Ambiental.

porta retrato

Detalhes do espaço preparado para o cuidado dos profissionais

 

Intensificado nos meses em que a pandemia de COVID-19 tem afetado o Brasil e o mundo, gerando pânico e incerteza, o Projeto já tem dado seus frutos. “Os profissionais relatam melhorias, bem como encontram-se mais calmos, serenos, e agradecem o acolhimento e atendimento prestado. Esse projeto impactou de forma positiva, trazendo benefícios visíveis aos funcionários e pacientes”, observa Cibele Marchezini, Gerente da UBS.
A UBS Mooca I  é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde