Contra o Coronavírus

Equipes de Saúde vão às ruas para orientar a população
 
 
Para contribuir com o combate à COVID-19, as equipes dos serviços de saúde, especialmente os da Atenção Primária, têm se mobilizado e lançado mão da criatividade para levar orientação confiável até os usuários.

Nas ruas
 
placa 2
 
Profissionais das UBS Mascarenhas e Teotônio reforçam importância do isolamento social 
 
 
As Unidades Básicas de Saúde Mascarenhas de Moraes, Teotônio Vilela, Canaã, Cupecê e Vila Clara optaram por alcançar a população em movimentadas vias da região, chamando atenção de quem passava de carro. Nos momentos em que o semáforo ficava vermelho, os profissionais se alinhavam nas faixas de pedestre apresentando cartazes com mensagens voltadas para a prevenção ao Coronavírus, reforçando a importância da higienização das mãos e do isolamento social. 
  Apresentação11
  
  Profissionais das UBS Mascarenhas e Teotônio alertam população no farol
  
 
Orientações sobre uso de máscara, etiqueta da tosse (cobrir a boca ao tossir) e sobre o uso de álcool em gel também fizeram parte da ação, que contou ainda com a busca ativa de pessoas com sintomas respiratórios que pudessem indicar COVID-19 (falta de ar ou dificuldade para respirar) para, quando necessário, indicação de procurar uma unidade de pronto-atendimento. 
 
 
pedestre
  
UBS Vila Clara também foi às ruas
 
 
 
A distribuição de folhetos informativos pelas UBS Canaã e Cupecê complementou a iniciativa realizada para além dos muros das Unidades.
 
 fotos
 
            Ação em avenida da região das UBS Canaã e Cupecê
 
 
 
Entrega de Máscaras
 

Para ajudar no combate à proliferação do novo Coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda que a população utilize máscaras de pano caseiras quando for necessário sair de casa durante o isolamento social. 
 
 
ACS
  
ACS da UBS Americanópolis realiza distribuição de máscara
 
 
 
Para garantir que os usuários das UBS Campestre e Americanópolis não fiquem sem máscaras, a equipe realizou a distribuição do Equipamento de Proteção Individual aos moradores da região e, durante as entregas, os profissionais exibiram cartazes reforçando as orientações gerais para prevenção do vírus.
 
 
DISTR                           
      UBS Campestre realizou a distribuição de máscaras   
 
 
                                                 
Iaçapé
 
UBS Iaçapé divulgou cartazes informativos em comércios
 
  
 
No Centro de Atenção Psicossocial Adulto II Jabaquara, os profissionais revelaram seus talentos na costura para a confecção de máscaras caseiras personalizadas, para serem entregues aos usuários do CAPS e dos moradores dos Serviços Residenciais Terapêuticos do entorno. 
 
 
fotos 2
  Integrantes do CAPS Adulto II Jabaquara confeccionam máscaras caseiras estampadas
 
 
É dia de feira
 
fotos 3
  
Feira livre foi palco de ação realizada pela UBS Vila Santa Catarina
 
 
Entre cores, aromas e sabores de uma feira livre, a UBS Vila Santa Catarina levou informação para os usuários, através de uma passeata realizada por Agentes Comunitário de Saúde, a fim de chamar a atenção de quem fazia as compras da semana.
 

Contra a gripe Infuenza
 
vacinacao
 
 Vacinação contra a gripe em drogaria na região da UBS Pq São Lucas
 
  
A UBS Parque São Lucas fez plantão em uma drogaria da região, para vacinar os clientes e funcionários contra a gripe. Uma vez imunizado, evita-se que o usuário tenha sua imunidade diminuída ao ser contaminado pelo Influenza, quadro que seria propício para o contágio pelo Coronavírus.

Todas as UBS e CAPS citados são serviços da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciados em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde