Autoestima, saúde e prevenção da violência

UBS Hélio Moreira Salles realiza programação para o público feminino
 
 
mulher2
 
Corte de cabelo gratuito
 
 
 
As usuárias atendidas pela UBS Hélio Moreira Salles, em São Paulo, tiveram direito a um dia atrações voltadas especialmente para o público feminino, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08/03).

Prevenção da violência

Representantes do Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM) Casa de Zizi* realizaram orientações sobre o combate à violência doméstica, com a distribuição de folhetos informativos sobre que órgãos procurar no caso de ser (ou conhecer) uma vítima.
 
 
 
 
azul
 
Orientações sobre denúncias de violência doméstica
 
 
A Delegacia de Polícia, a Delegacia da Mulher e os próprios CDCMs como a Casa de Zizi, podem ser procurados nesses casos. O telefone 180 (Central de Atendimento à Mulher da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos) é outra maneira de denunciar situações de violência doméstica. 

Beleza à mesa

No que diz respeito à valorização da autoestima, foi oferecido às usuárias corte de cabelo, massagem linfática facial, limpeza de pele com argila e sessões de shiatsu (prática terapêutica de pressionar pontos vitais do corpo, baseada na medicina tradicional oriental) – tudo realizado gratuitamente por instituições especializadas.
 
 
  
massagem
 
Limpeza de pele feita pela voluntária Sonia Regina
 
 
 
Só para gestantes

As futuras mamães presentes tiveram suas barrigas pintadas com desenhos artísticos representando seus bebês, como uma forma diferente de registrar a gestação.  
 
  
 
gestante
 
Pinturas feita pela voluntária Tatiane Souza (ao centro na foto à direita) nas gestantes


 
Feito com as próprias mãos

Por fim, as participantes receberam como brinde canetas personalizadas confeccionadas pelo grupo de artesanato da Unidade. 
 
 
 
dr
 
Artesanato confeccionado pelo Médico Marcel Falopa
 
 
 
A UBS Hélio Moreira Salles é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.

 
 

*Os CDCMs são serviços de atendimento social, psicológico, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência doméstica e situação de vulnerabilidade social.