Para reduzir dores e a ansiedade

Profissionais da UBS Vila Campestre participam de sessões de Auriculoterapia
 
auricul1
 
Profissional passa por sessão de Auriculoterapia
 
 
A Unidade Básica de Saúde Vila Campestre, em São Paulo, preocupada com o bem-estar físico e emocional de seus funcionários, promoveu sessões de Auriculoterapia. Trata-se de uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) reconhecidas pelo SUS como tratamento alternativo para dores crônicas e ansiedade.

É realizada por meio de pressão local, através da aplicação de sementes de mostarda em partes específicas da orelha, para estimular o funcionamento de determinados órgãos (estômago, intestino, pulmão...), reduzindo dores e desconfortos.

A técnica também é empregada para a minimização de estresse, ansiedade e insônia – daí a iniciativa da UBS de aplicar a Auriculoterapia nos profissionais, que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus e, portanto, passam por considerável impacto emocional.

“Pensando no bem-estar dos funcionários frente ao enfrentamento do COVID-19, optou-se pelo protocolo de Auriculoterapia para melhora imunológica, de dores osteomusculares, sintomas ansiosos e alteração do padrão do sono (principal queixa apresentada pelos funcionários)”, esclarece Cleunice de Souza, Gerente da UBS.
 
 
auricu2
 
Profissionais administrativos também passaram pelas sessões
 
 
Foram atendidos 40 profissionais, que serão acompanhados durante o total de seis sessões cada um, a fim de verificar os benefícios adquiridos durante o tratamento alternativo.

"Eu achei muito úteis essas sessões de Auriculoterapia...Na primeira sessão eu estava com dor de cabeça constante, muito cansada, angustiada e indisposta. Já na segunda sessão, estava sem as dores de cabeça frequentes, me sentindo bem e muito mais leve. Eu indico!”, declara Maria Cristina de Oliveira, Agente Comunitária de Saúde.

 

A UBS Vila Campestre é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde