Porto Alegre contra a COVID-19

UPAs se mobilizam para atender sintomáticos em área exclusiva
 
poa1ok
 
Usuários sintomáticos são atendidos em área exclusiva, em tenda externa na UPA Bom Jesus
 
 
Uma das formas de combater a proliferação do novo Coronavírus é evitar a aglomeração de pessoas. Pensando nisso, para contribuir com a prevenção da doença, as Unidades de Pronto Atendimento Bom Jesus e Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, reorganizaram o fluxo de atendimento dos usuários, por meio da montagem de tendas externas.

Para esse espaço, são direcionados os pacientes com sintomas que possam indicar COVID – 19, como tosse, febre, e dificuldade para respirar.

Segundo a Gerente de Projetos Gislene de Lima, a organização e do fluxo proporcionou maior agilidade e melhor resolutividade aos casos suspeitos e/ou confirmados. “Além dos atendimentos direcionados, organizamos também salas exclusivas para atendimentos dos casos graves, a fim de evitarmos possíveis cruzamentos de fluxos. Todo este esforço trouxe à população qualidade no atendimento, e segurança aos funcionários que atuam na linha de frente, declara.
 
 
poa2
 
Usuários aguardam atendimento na UPA Lomba do Pinheiro
 
 
Nos casos suspeitos, e com sintomas leves, os usuários são orientados a retornarem às suas residências e a permanecerem em isolamento.

Os sintomáticos mais graves são encaminhados para atendimento dentro da UPA, em sala preparada exclusivamente para estes casos.

As UPAs Bom Jesus e Lomba do Pinheiro são Unidades da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde