Lavagem das mãos e uso de EPI

UBS Milton Santos promove treinamento
 
mascok2
 
Orientação sobre colocação da touca
 
 
A Unidade Básica de Saúde Milton Santos, em São Paulo, realizou um treinamento para reforçar as técnicas de higienização das mãos e a maneira correta de colocar e retirar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Isso porque, além de existir uma ordem correta para se paramentar com os EPIs, há uma forma adequada de vesti-los e retirá-los, a fim de evitar a contaminação ao tocar em partes do avental, máscara, touca, óculos e/ou luvas que ficaram expostas durante o atendimento.

Na ocasião também foi reforçado o conteúdo da Norma Regulamentadora 32 (NR 32), que aborda as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção para uma atuação segura dos profissionais da assistência.

“O objetivo dessa sensibilização foi reforçar com toda a equipe a importância quanto à maneira correta do uso e descarte dos EPIs para evitar contaminação, e também sobre a rotina da lavagem das mãos, pois é, sem dúvida, o procedimento mais simples  e mais eficaz na prevenção e controle da disseminação de infecções”, observa Tatiane Luz, Gerente da UBS Milton Santos.

Por fim, foi realizada uma dinâmica de lavagem das mãos com tinta, para demonstrar se as orientações foram absorvidas corretamente. As mãos que estivessem totalmente cobertas pela tinta indicavam a aplicação correta da técnica de higienização.  Ao final da atividade, os participantes carimbaram suas mãos em um cartaz com o desenho do tronco de uma árvore, simbolizando os frutos de uma cultura importante e que deve permanecer: cuidar de si e do outro prevenindo-se da COVID-19 e de outras doenças. 
 
 
fotosmil
 
                       Dinâmica com tinta para reforçar técnica de higienização das mãos                                                                                    Cartaz de árvore feito após a dinâmica
 
 
“Sou Pediatra da Unidade, e achei a experiência da atividade engrandecedora. Relembrar a maneira correta de lavar as mãos e avaliar visualmente (com a tinta) se estamos fazendo corretamente, foi muito interessante. Achei o método didático e prático. Sem contar a importância da aula de paramentação e desparamentação, pois é neste momento que estamos mais expostos à contaminação. Ótima aula dada a todos os funcionários, com certeza somou para o trabalho da equipe como um todo”, afirma Gabriela Barnabé.

A UBS Milton Santos é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde