Saúde na sala de aula

PAVS da UBS Belenzinho leva orientações sobre animais sinantrópicos a instituições de ensino
 
pavss
 
 
Agente de Promoção Ambiental orienta pais e responsáveis em Escola da região
 
Escolas e Centros Educacionais Infantis da região do Pari, em São Paulo, foram palco de uma sensibilização realizada pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis da UBS Pari.

O tema central foi a prevenção de arboviroses, doenças transmitidas por insetos, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Pais e responsáveis receberam orientações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação dos transmissores, eliminando, por exemplo, focos de água parada nas residências.

O descarte correto de resíduos orgânicos e recicláveis também foi levantado na ocasião, uma vez que o acúmulo inadequado de resíduos pode atrair outros animais sinantrópicos (aqueles que se adaptaram a conviver com o homem, contra a sua vontade), como ratos, baratas e escorpiões – ocasionando o surgimento de outras doenças

Panfletos informativos foram distribuídos, a fim de reforçar as orientações passadas e ampliar a divulgação das formas de prevenção das doenças citadas.

O PAVS da UBS Pari é um Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.