Para os idosos ficarem em casa

PAI Vila Ema realiza vacinação nas residências
 
em cas
 
Profissionais vão até residência dos idosos para imunização contra a gripe
 
Para garantir que os idosos atendidos pelo Programa Acompanhante de Idosos Vila Ema, em São Paulo, possam permanecer em isolamento social como prevenção ao novo Coronavírus, a equipe tem realizado visitas domiciliares para vaciná-los contra a gripe.

Isso para evitar que eles adoeçam e, por conta da baixa imunidade, fiquem expostos às infecções respiratórias causadas pelo COVID-19, especialmente por os idosos fazerem parte do grupo de risco.

Durante as visitas, nas quais os profissionais estão devidamente protegidos com os equipamentos de proteção individual, são realizadas também orientações sobre a higienização das mãos e do ambiente.

Somado a essas ações, a equipe tem realizado monitoramento telefônico diariamente, sobretudo com idosos que moram sozinhos, para verificar a necessidade de apoio em atividades externas como mercado, feiras livres, e farmácias, a fim de promover o isolamento social.

Além disso, o monitoramento telefônico, realizado pelos Acompanhantes de Idosos, equipe de enfermagem, Médico e Assistente Social, têm também o  objetivo de oferecer orientação sobre as medidas de prevenção ao COVID-19 e identificar precocemente qualquer sintoma respiratório apresentado para intervenção imediata.


O PAI Vila Ema é um Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.