Para evitar aglomerações no serviço

Unidades de saúde realizam vacinação na comunidade
 
 
 
acssss
 
Agentes Comunitárias de Saúde da UBS Vila Santa Catarina aguardam ao lado de fora enquanto o Auxiliar de Enfermagem realiza a vacina na residência do usuário 
 
 
As Unidades Básicas de Saúde Vila Santa Catarina e Vila Bertioga, e o Hospital Dia Rede Hora Certa Mooca mobilizaram equipes para realizar a vacina contra a gripe fora do serviço, em espaços da comunidade.

Assim, foi possível alcançar os usuários em suas residências, reduzindo a presença de pessoas nas unidades, seguindo as orientações do Ministério da Saúde quanto a evitar aglomerações de pessoas durante a pandemia do novo Coronavírus.

Isso porque uma das principais formas de transmissão da doença é o toque do aperto de mão, além do contato com gotículas de saliva emitidas durante a fala e secreções emitidas através de espirro e tosse.

“Os idosos parabenizaram, além das visitas domiciliares, a iniciativa de realizar vacina em outro ponto que não na Unidade. Devido ao corona, muitos estão evitando ambientes hospitalares”, afirma Andréa Machado, Gerente da UBS Vila Sana Catarina.

Além das residências, a vacinação ocorreu em locais cedidos pela população, como igrejas e instituição de longa permanência de idosos – público prioritário da Campanha Nacional de Vacina contra a gripe, por fazerem parte do grupo de risco para contração da COVID-19.

“Conforme relato dos Técnicos de Enfermagem, a resposta foi unânime: gratidão. Os Técnicos sentiram o amor, agradecimento, alegria no olhar pela simples visita e atenção. Muitos idosos agradeceram a atenção que lhes foi dada na aplicação das vacinas”, afirma Lidiane Scheid, Gerente Administrativa do Hospital Dia Mooca.

Uma vez protegidos da gripe comum, é prevenida a queda da imunidade, o que seria um quadro propício para a atuação do novo Coronavírus.


 
ido
 
Equipe da UBS Vila Bertioga e RHC Mooca imunizaram idosos da instituição de longa permanência
 
 
As UBS Vila Santa Catarina e Vila Bertioga, e o Hospital Dia Rede Hora Certa Mooca são unidades da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciados em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde