Cuidando do Cuidador “Lembre-se de respirar”

PAVS realiza projeto voltado para o cuidado com os profissionais da saúde
 
 
along
 
Alongamento na UBS Formosa II
 
O cenário de incertezas, medo e angústia gerado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) tem afetado a sociedade como um todo, no Brasil e no mundo. Os profissionais da saúde vivenciam as mesmas emoções e sentimentos, mas com maior intensidade, por fazerem parte da linha de frente no combate à doença.
 
Pensando neles, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) desenvolveu o Projeto Cuidando do Cuidador nas Unidades Básicas de Saúde Formosa II, Jardim Iva e Pari. A iniciativa conta com exercícios de relaxamento, controle da respiração, pintura de mandala, energização, óleos essenciais, e degustação de chás calmantes.

"Eu gostei muito da atividade de relaxamento. Principalmente pelo momento de estresse que estamos passando. Pelo menos pra mim, está ajudando a manter o controle da minha respiração, porque às vezes sinto falta de ar de tanto nervoso”, relata Vanessa S. Coelho, Agente Comunitária de Saúde da UBS Pari.

“Gratidão! Essas ações têm sido essenciais para a saúde mental dos nossos trabalhadores”, reconhece Gizele Fenille, Gerente da UBS Pari. 
 
along2
 
Profissionais participam de práticas de relaxamento muscular e respiração na UBS Pari
 
 
“Gostei do poema aplicado em forma de quebra cabeça e da mensagem que ele trazia, por estarmos enfrentando essa pandemia que nos deixa preocupados todos os dias quando saímos de casa para lidar com grupos de risco. O poema fez com que eu refletisse mais sobre o que acontece ao nosso redor e no mundo, e que isso não é brincadeira, temos que dar valor às nossas vidas, famílias e lembrarmos que, melhor do que qualquer coisa, é termos saúde e agradecermos por Deus nos livrar e abençoar diante dessa situação”, afirma Deborah Cristina Cândido Nicolau, Agente Comunitária de Saúde da UBS Formosa II.
 
quebcab
 
quebra cabeça com frases de um poema para um mundo melhor foi outra das atividades desenvolvidas
 
Parceria com o NASF


A UBS Belenzinho também aderiu ao Projeto, com o sugestivo nome de Com Vida 2020, em alusão ao COVID-19, para ressaltar a vida em lugar da doença. A programação da Unidade foi desenvolvida em parceria com o corpo clínico e com Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Médicos de Saúde da Família, que disponibilizaram parte da agenda para atendimento de livre demanda aos profissionais da unidade.

O NASF é composto de uma equipe multiprofissional que, conforme a necessidade local, pode contar com Psicólogo, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Psiquiatra, entre outras categorias.

“Estamos em um momento muito delicado, todos os profissionais estão muito fragilizados...Por isso, criamos nossa própria rede de apoio emocional e informativa. O objetivo principal é apoiar os colaboradores para que se sintam minimamente seguros para enfrentarmos o dia a dia e nos preparamos para dias incertos”, observa Danilo Mesquita, Gerente da UBS Belenzinho. 

A parceria rendeu aos funcionários sessões de meditação, alongamento, Lian Gong, Auriculoterapia, grupo de acolhimento e escuta, grupo sobre qualidade de vida, e roda de conversa sobre como higienizar os alimentos para prevenção do novo Coronavírus. Além disso, as profissionais mulheres puderam passar por consultas ginecológicas sem necessidade de agendamento.

“A gente se sente acolhida pela equipe, porque estão fazendo diversas atividades para fazermos durante o dia. Tem meditação, roda de conversa, alongamento... A gente faz uma oração pedindo proteção, e em seguida várias atividades são propostas aqui na Unidade. Tem trazido calma, perseverança, mais segurança para a gente enfrentar esse momento tão difícil”, pontua Edna Urbano, ACS da UBS Belenzinho.

As UBS Formosa II, Jardim Iva, Belenzinho e Pari são Unidades da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.