Humanização em meio à pandemia

Hospital NSC distribui mensagens de força aos pacientes internados
 
recados
 
 
 O Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Fortaleza, implantou no início de março – quando a Organização Mundial da Saúde definiu o COVID-19 como pandemia, a inclusão de mensagens nas embalagens de alimentos fornecidos pela unidade.

Os textos, escritos a mão por profissionais de diferentes áreas do Hospital, contêm palavras de incentivo e força, especialmente nesse momento de intenso combate e prevenção ao novo coronavírus.

Isso porque o Brasil e o mundo foram impactados pelas recentes notícias do avanço da doença e de suas consequências na saúde da população como um todo, inclusive gerando um número alto de óbitos especialmente de idosos – grupo considerado de risco.
 
Diante desse cenário, a Coordenação Multidisciplinar do Hospital teve o intuito de minimizar os efeitos de pânico que tais notícias têm gerado, através da entrega dos “recados”. “O que você não fala, vira sintoma”; “Se preciso, mude. A vida é feita de recomeços”;“Ponha Deus no início e Ele cuidará do fim”; e “A persistência realiza o impossível” foram algumas das palavras de incentivo escritas.

Segundo a Coordenadora Multidisciplinar Fernanda Luma, o objetivo foi fazer “os pacientes sentirem-se vistos e apoiados nesse momento de preocupação generalizada pelo contexto da pandemia do coronavírus”.

“Bom saber que alguém se preocupa com a gente”, P.N., paciente.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM, organização social de saúde