Sobre o COVID – 19

Equipe da UBS Pq Maria Domitila orienta população de rua
 
 
pq domi
 
População em situação de rua é vacinada contra a gripe
 
 
A UBS Parque Maria Domitila, em São Paulo, ultrapassou os muros do serviço para alcançar pessoas em situação de rua que vivem no entorno da Unidade. Os profissionais orientaram sobre a prevenção do novo Coronavírus, ressaltando a importância de higienizar as mãos constantemente com água e sabão. A importância de não compartilhar itens de higiene pessoal e talheres, a fim de evitar o contágio entre os usuários, também foi reforçada.

Além disso, os moradores foram imunizados contra a gripe comum, com o objetivo de evitar a doença e a consequente baixa imunidade, o que favoreceria a contração de infecções respiratórias causadas pelo COVID-19.

E todos passaram por avaliação respiratória com a Médica, a fim de detectar sinais de falta de ar ou dificuldade de respiração – sintomas que podem indicar a presença do novo Coronavírus, além de febre e tosse.  Mesmo com o atendimento no local, todos foram orientados a procurarem a UBS caso algum usuário apresente algum dos sintomas citados, para uma melhor avaliação clínica.  


 
domi2
 
Orientações em saúde para pessoas em situação de rua
 
As visitas de uma equipe composta de Médica, Dentista, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde já acontecem regularmente à praça em que vivem os usuários. Os profissionais comparecem mensalmente para ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, como consultas, atualização da carteira de vacinação e coleta de exames. Medicações também são feitas no local, seja pontualmente, seja em casos em que o uso contínuo do medicamento deve ser seguido por tempo determinado, mesmo que os sintomas desapareçam – como é o caso da Tuberculose. 
 

Segundo a Gerente da UBS Pq. Maria Domitila, Simone Cordeiro, a ida da equipe até estes usuários serve para garantir o atendimento em saúde desse público  que não tem o hábito de procurar o serviço. “O fato dos profissionais irem todos os meses fortalece o vínculo, deixando a UBS como referência e mostrando a população que o serviço está ali, que todos podem fazer uso”, afirma Simone. 

A ação é realizada em parceria com o Centro de Convivência e Cooperativa e com os CAPS Álcool e Drogas e Adulto da região, cujas equipes também realizam visitas aos moradores da praça para vinculá-los aos respectivos equipamentos. 
 
 
A UBS Parque Maria Domitila é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.