Para acalentar os corações durante pandemia

Hospital NSC registra fotos dos pacientes internados para envio a parentes 
 
 
bebe10
Mensagem para tranquilizar os avós que estão em casa
 
 
Seguindo as orientações de autoridades em saúde sobre permanecer em casa durante a pandemia do novo Coronavírus, pacientes internados em unidades hospitalares tiveram as visitas dos parentes e amigos restritas ou impedidas, dependendo do caso.

Para amenizar o sofrimento de quem quer visitar o paciente e não pode, por ser um transmissor em potencial do vírus(uma pessoa pode portá-lo sem apresentar sintomas),  o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Fortaleza, elaborou comunicados para serem fotografados ao lado de quem está internado, para tranquilizar aqueles que estão em casa.

“Temos sido obrigados a adotar algumas medidas que têm mudado o fluxo do hospital, mas temos feito o possível para que os pacientes e familiares não sintam tanto o impacto restritivo dessas ações, por isso essa dose extra de humanização ao redor das regras. Entendemos que quando mostramos que nos importamos e fazemos tudo de uma maneira mais afetuosa e dialogada possível, não ganhamos apenas pessoas que cumprem a regra, mas também pessoas que compram a ideia e se tornam multiplicadoras de informação”, declara Fernanda Luma, Coordenadora Multidisciplinar.
 
 
maisbb
 Profissionais exibem mensagens para envio a quem não pode visitar os pacientes durante a pandemia do COVID-19
 
 
As mensagens variam de acordo com o caso. Os bebês são fotografados ao lado do comunicado : “Vovô e vovó, estamos com saudade, mas no momento eu preciso ficar aqui e vocês precisam ficar em casa. Poderiam fazer isso por mim?”. O conteúdo do comunicado de adultos e idosos é “Querida família, eu me cuido daqui e você se cuida daí, combinado?”.

“Trabalhar com bebês é sempre de uma leveza indescritível. Com essa pureza que lhes é característica, o bebê consegue conquistar sem muito esforço e fazem qualquer um se derreter. Com os idosos não é diferente. São dois grupos que tendem a nos cativar e nos movem em ações de cuidado, mais do que outras faixas etárias. Foi aproveitando esse reforço de fofura, que lançamos a campanha para os familiares aguardarem para os conhecer e/ou visitar após a pandemia, a fim de mantermos todos seguros”, conclui a Coordenadora Fernanda.

As imagens, registradas pelo celular dos pacientes, são encaminhadas para os familiares e amigos, a fim de confortá-los e aliviar a saudade apesar da distância.

“Ficamos lindas e maravilhosas, pode mandar (a foto) para a tv, que vamos fazer esse povo aquietar em casa”, brincou uma das pacientes internadas.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde