Combate à hanseníase

UBS Domingos Mantelli realiza caminhada de sensibilização e combate a doença
 
 
janroxo
 
Usuários e profissionais da unidade básica de saúde, foram às ruas para alertar a população sobre o combate à hanseníase
 
 
A UBS Domingos Mantelli, localizada na região norte de São Paulo, aderiu ao janeiro roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase.  A UBS reuniu usuários e profissionais do serviço para uma caminhada pela área de abrangência da unidade.

O evento teve por objetivo levar informação e sensibilizar a população sobre sinais e sintomas da doença, por meio da distribuição de cartazes informativos e de folhetos com orientações. Também foram realizadas pela equipe busca ativa e ações educativas junto à comunidade.

A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa causada pelo Micobacterium leprae. Sua transmissão ocorre pelas vias aéreas, após contato íntimo e prolongado com um doente sem tratamento. Acomete primeiramente a pele e os nervos periféricos. É uma doença lenta e silenciosa sendo que os principais sinais e sintomas são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, com alteração de sensibilidade térmica e / ou dolorosa.
 
 
jan roxo
 
Distribuição de panfleto informativo


As pessoas que apresentarem quaisquer sinais e sintomas suspeitos devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para avaliação médica. Os casos suspeitos serão encaminhados para
confirmação diagnóstica e tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

A UBS Domingos Mantelli é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.