Acolhimento à Pessoa com Deficiência

APD Sapopemba reúne grupo de pais e responsáveis para orientações
 
 
apd sapo
 
Encontro do Grupo de Pais e Cuidadores em janeiro
 
 
O Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) Sapopemba, em São Paulo, promoveu mais um encontro do Grupo de Pais e Cuidadores, tendo como tema Aprender e ensinar: revele o seu potencial.

Foi trabalhado o processo de ensino e aprendizagem em que os pais/responsáveis puderam se colocar no lugar dos atendidos e, assim, perceber como é importante estimular constantemente o potencial de cada um, colocando-se no lugar do outro e não subestimando as dificuldades que pode existir. Além disso, foi abordado o conceito de incentivo verbal e orientação apoiada, diferenciando o “fazer pelo outro” e o que a pessoa com deficiência “pode fazer por si”.

O Grupo acontece mensalmente, e é conduzido pela equipe multiprofissional da APD, composta de Enfermeiro, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo e Acompanhantes da Pessoa com Deficiência. O intuito das reuniões é promover um espaço de escuta, acolhimento e orientações aos pais e responsáveis de pessoas com deficiência intelectual.

“Estes encontros acontecem com o objetivo de possibilitar o fortalecimento das famílias frente aos desafios do cotidiano da pessoa com deficiência intelectual, além de proporcionar trocas de experiências, e aproximação dos responsáveis com a equipe APD”, declara Marileide Galdino, Enfermeira Supervisora da APD Sapopemba.

A participação constante de aproximadamente 25 pessoas que compõem o Grupo de Pais e Cuidadores, tem gerado diversos benefícios para usuários e equipe. “Percebemos que esta ferramenta tem sido de extrema importância para a parceria entre equipe e família, tendo como objetivo que a pessoa com deficiência intelectual seja o mais independente possível e protagonista da sua própria história”, conclui Marileide.

Para ser atendido pelo APD, o solicitante precisa procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e passar pela avaliação médica, para então ser encaminhado ao Centro de Reabilitação Multi-intelectual de referência.

O APD Sapopemba é um Programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.