Doses de alegria

Caracterizados de personagens, profissionais da UBS Vila Pirituba realizam visitas domiciliares
 
 
dose1
 
Equipe caracterizada durante visita domiciliar
 
 
A Unidade de Saúde Vila Pirituba em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), implantou o SUS Alegria, projeto voltado para levar momentos de descontração e interação social a pacientes acamados, com dificuldade permanente ou temporária de locomoção, idosos fragilizados e pessoas com deficiência física.

As equipes são organizadas em pequenos grupos compostos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Farmácia, funcionário administrativo e um integrante do NASF. 
 
 
dose2
 
Paciente se diverte com a equipe do SUS Alegria
 
 
Os profissionais se caracterizam de palhaço e, durante as consultas domiciliares, realizam atividades lúdicas e brincadeiras com os usuários, a fim de humanizar o atendimento ao tirar o foco da doença e das dificuldades que estão enfrentando.

 
Segundo a Gerente Guiomar Amorim o objetivo do projeto é ampliar o conceito de saúde, medicalocêntrica, farmacológica e de terapias convencionais, promovendo a transformação do ser humano, melhorando a qualidade de vida, aliviando dores, tendo o amor ao próximo como essência de cada momento e de cada encontro.

A UBS Vila Pirituba é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde