Recordar é viver

Idosos da UBS Hélio Moreira Salles participam de ação voltada para a valorização das lembranças
 
 
arvoires
 
A planta com as mensagens ficou exposta na sala de acolhimento dos idosos
 
 
Durante o mês de fevereiro, a UBS Hélio Moreira Salles, em São Paulo, convidou os usuários a registrarem mensagens à mão – fossem direcionadas para alguém da UBS ou para alguém que amam  - ao som de músicas que os remetessem às mais lindas lembranças. Os textos foram inseridos nos galhos de uma planta e ficarão expostos na Unidade ao longo do mês.

Em março, as mensagens serão entregues aos destinatários durante as visitas domiciliares ou, se não for possível, serão devolvidas para quem as escreveu. O objetivo é proporcionar momentos de alegria ao recordar as palavras registradas no mês anterior e que, inclusive, podem ter sido escritas do usuário para si mesmo, como forma de motivação pessoal.
 
 
arvores2
Sala dos idosos com decoração diferenciada
 
 
“Estou ouvindo esta música do Chitãozinho e Xororó e me fez recordar meu tempo de menina, quando eu passeava pelo jardim da minha casa. Estou feliz hoje, pois saí para vir na consulta no posto, estou vendo pessoas e é uma coisa diferente que está acontecendo comigo”, dizia um dos registros. 
 
 
rec
 
Detalhe do registro de mensagem
 
“A emoção foi de ambos os lados, pacientes e funcionários. A felicidade transborda e a alegria toma conta do ambiente. Estamos mais fortalecidos como equipe e conseguimos dar brilho à nossa sala dos idosos”, declara Marilu Zaniboni, Gerente da Unidade.

A UBS Hélio Moreira Salles é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde