Saúde mental em foco

Policlínica João Randal realiza ação voltada para o bem-estar dos profissionais
 
poli
 
Roda de conversa sobre saúde mental
 
 
Os funcionários da Policlínica João Pompeu Lopes Randal, em Fortaleza, tiveram a oportunidade de participar de uma oficina sobre saúde mental, promovida com o intuito de promover um ambiente acolhedor e desprovido de preconceitos para falar abertamente sobre o tema.

Na ocasião, foram abordados mitos, polêmicas e tabus sobre diversos aspectos de saúde, e fornecidas dicas de auto-cuidado. Além disso, os profissionais foram orientados sobre como identificar o possível adoecimento mental de um dos colegas, como acolhê-lo e como orientá-lo a procurar ajuda especializada. 
 
 
polis2
 
Mural de recados                                                                                                                Lembrança entregue aos participantes
 
 
A ação contou ainda com um momento de confecção e troca de mensagens motivacionais entre os colegas, a fim de proporcionar a integração e o fortalecimento de vínculo.
 
Por sugestão dos próprios participantes, mensagens também foram escritas para os pacientes e expostas em um mural, para que quem desejasse levasse para casa. 
 
Como lembrança da ação, foram distribuídas sementes de girassol, que simboliza a saúde mental devido à sua característica da busca constante de luz para sobreviver. E, quando não a encontra, uma flor se vira para outra em busca de apoio mútuo.
 
polifim
 
Profissionais satisfeitos com o mural de mensagens motivacionais
 
A Policlínica João Pompeu Lopes Randal é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.