Saúde? Presente!

UBS Campestre leva educação em saúde bucal para escola da região
 
 
dente1
 
Aluno passa pelo circuito, orientado pela equipe da UBS
 
 
A UBS Vila Campestre, em São Paulo, desenvolveu o Circuito Dente Feliz para levar, de maneira lúdica, orientações em saúde bucal para crianças da rede municipal de educação. A iniciativa consistiu em uma gincana na qual os pequenos participantes recebiam as informações e precisavam colocar em prática o que aprendiam.
 
 
dente2
 
Cambalhota com a ajuda da equipe
 
 
O circuito possuía diferentes etapas – transpor obstáculos, dar cambalhota e pular amarelinha. Ao concluir cada fase, os participantes tinham de reproduzir as técnicas de escovação e de uso do fio dental que aprenderam em manequins odontológicos, além escrever em uma lousa quantas vezes por dia é necessário escovar os dentes. 
 
 
copo4
 
A gincana incentivou as crianças a cuidarem da saúde bucal
 
 
Ao final da gincana, as crianças recebiam o troféu: um kit com escova, creme e fio dental para colocar em prática o que aprenderam durante o Circuito.

A ação surtiu efeito positivo, e o resultado rendeu à UBS a categoria de Experiência Exitosa para ser apresentada no 38º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo.

A UBS Campestre é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde