Casa do Parto de Sapopemba

Equipe apresenta o serviço a gestantes
 
 
casapar
Gestantes e acompanhantes conhecem a Casa do Parto
 
 
 
Periodicamente, a equipe da Casa do Parto de Sapopemba promove grupos para a apresentação da unidade a futuras mamães. As gestantes e seus acompanhantes são informados sobre como funciona a Casa, os fluxos de atendimento, os critérios para que o parto ocorra ali (a gestação deve ser de baixo risco), e sobre o plano de parto – no qual a gestante pode realizar um registro prévio dos seus desejos, expectativas e preferências para o parto para, posteriormente, discutir com a equipe e familiares.

Além das orientações, as gestantes participam de uma visita guiada para conhecer os espaços da Casa do Parto, cujas dependências remetem a uma verdadeira residência – com cozinha para refeições no dia do parto e quartos com identificações nos leitos, devidamente decorados para receber as novas vidas que em breve chegarão. 
 
 
quar1          banhe
                                                                                                                         Por dentro da Casa do Parto 
 
O principal diferencial do serviço é a participação ativa da mulher e dos acompanhantes em todo o processo de trabalho de parto, inclusive na decisão da melhor posição para ter o bebê. Há a possibilidade de dar à luz na banheira, no chuveiro, no banquinho, na cama... E há à disposição, acessórios que ajudam a gestante a passar pelo processo das contrações, como bola suíça para massagem e barras fixas de apoio nas paredes. Durante todo o trabalho de parto a mulher tem o direito de ficar com dois acompanhantes de sua escolha e após o parto um acompanhante até a sua alta. 
 
 
coredor       painel
Após nascimento, a mãe pode disponibilizar uma foto do bebê para colocar no quadro da unidade
 
Além disso, a experiente equipe de Enfermeiras Obstétricas e Auxiliares de Enfermagem fornece todo o apoio técnico necessário e o monitoramento da mãe e do bebê antes, durante e após o nascimento. 
 
Caso seja necessário, o serviço dispõe de uma ambulância 24h para transferência ao hospital de referência, dando todo suporte para a mãe e/ou para o recém-nascido. 
 
ambuAmbulância fica 24 horas à disposição das gestantes
 
 
 
Essas e outras informações são passadas durante os grupos de acolhimento, além do esclarecimento de dúvidas das gestantes e dos acompanhantes. Confira abaixo as datas dos próximos encontros e participe. 
 
 
grupos
 
 
 
A Casa do Parto de Sapopemba é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.


CASA DO PARTO DE SAPOPEMBA
Rua São José das Espinharas, 400
Tel.: 2702-6043